A. W. Tozer escreveu certa vez que "Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era mecânica. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo". Ele tinha toda razão.
Vivemos num tempo apressado. A maioria de nós está, quase sempre, cansado demais para dedicar tempo a Deus. O tempo em si não mudou. O dia continua tendo 24 horas como tinha na época de Tozer, dos reformadores, dos grandes avivalistas e dos heróis bíblicos. Não, não foi o tempo que mudou. Foi nossa agenda. Somos pressionados pela cultura pós-moderna a abarrotar nossa agenda de compromissos. Expressões como "urgente", "sem falta", "pra ontem", são tão comuns que acabam sendo usadas quase sem critério algum. A "geração miojo" quer tudo pronto em 3 minutos. Resultados rápidos são o objetivo da vida da maioria das pessoas: querem crescer rápido, querem namorar rápido, querem tornar-se profissionalmente bem-sucedidos rápido, querem lucro rápido, querem as bênção de Deus rápido, Tudo fast, fast, fast.
Em contraste, a Bíblia diz que a pressa excessiva leva à pobreza (Pv 21.5). Jesus ensinou que basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6.3). Salomão escreveu que "tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" (Ec 3.1). O salmista ensinou que, se Deus não é prioridade, toda pressa é vã: "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem" (Sl 127.1-2).
Cuide bem de sua agenda. Não se renda ao espírito da geração do "já sei" e do "pra ontem". Principalmente quando se trata da relação com Deus. Dedique-lhe tempo. Leia a Bíblia, e com atenção e cuidado. Não faça isso com pressa. Deguste a oração, a meditação bíblica, a comunhão com os irmãos, a presença de quem ama. Não atropele as coisas e Deus o honrará.
Amém.Muitas pessoas precisam ler isso. Muito bom!
ResponderExcluir