Livros de Teologia


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Fé terceirizada

"E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa" At 19.13-16

Há relatos registrados na |Bíblia que chegam a parecer cômicos, se trágicos não fossem. O fato descrito nos versos acima são um belíssimo exemplo disso.
O grupo de exorcistas ambulantes, filhos de Ceva, se dispuseram a expulsar os demônios que afligiam algum indivíduo na cidade de Éfeso, enquanto o apóstolo Paulo pregava naquela importante cidade. O desfecho da empreitada, todavia, foi deveras inusitado! Os demônios levaram o possesso a arremeter-se sobre os exorcistas, subjugando a todos, e os fez voltarem para casa feridos e praticamente peladões... Repare, por um momento, na fala do demônio: "Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?". Sim, é verdade! Por mais incrível que possa parecer, os demônios conhecem a Jesus! Eles sabem quem Ele é, e do que é capaz! Conhecem também todo aquele que Nele crê e vive piedosamente em Seus caminhos, o que não era o caso daquele grupo que imprecava palavras de ordem buscando esconjurar os demônios.
A fé dos filhos de Ceva era uma fé terceirizada, pois impetravam as ordens "no nome de Jesus, a quem Paulo prega". Eles se embasaram na fé de Paulo para fazer uso da autoridade que Jesus delegou aos seus discípulos. Entretanto, aprenderam do modo mais constrangedor que a fé cristã não pode ser terceirizada. Ela é pessoal! Não dá para expulsar um demônio pela fé de outra pessoa. É necessário que aquele que busca desfrutar dos privilégios e autoridade que Jesus concede aos Seus seja um dos Seus! Não dá para desfrutar da autoridade do Senhor sem ser discípulo do Senhor!
Isso acontece também com a salvação. Ninguém será salvo da condenação eterna pela fé alheia, senão única e exclusivamente pela graça de Deus, mediante a própria fé! Em questões de autoridade espiritual e salvação, a fé jamais pode ser emprestada, alugada ou terceirizada. Mas, sempre haverão os que se atrevem a exercer autoridade no nome do Jesus que outro prega... infelizmente...
Não espere que outro creia por você! Creia você mesmo em Cristo! Seja um discípulo do Mestre, vivendo em obediência e relacionamento pessoal com Ele, e certamente desfrutará da autoridade e da salvação que Ele outorga aos que O aceitam!

Deus abençoe!

Nenhum comentário :

Postar um comentário