Livros de Teologia


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O amor segundo Deus

"E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor" (IIJo 6)

O apóstolo João, como muitos sabem, é conhecido pelos cristãos como o "apóstolo do amor". Isto acontece porque João é muito dedicado a esse tema, e fala muito sobre o amor no seu Evangelho, nas suas cartas, e até no Apocalipse.
O amor sempre foi um assunto muito interessante, tanto para os autores bíblicos, quanto para os escritores seculares, principalmente os poetas. Entretanto, a tarefa de definir o amor sempre pareceu muito difícil para os pensadores, até mesmo para os poetas e filósofos. O amor é realmente difícil de ser definido, quando a noção que se tem dele não é a bíblica.
O pequeno versículo seis da pequenina segunda carta que o apóstolo João escreveu, que lemos acima, nos presenteia com a definição de amor que os apóstolos de Jesus aprenderam do Mestre. Seria o amor, aos olhos de Jesus e dos apóstolos, um sentimento? Seria uma sensação que nos faz suar frio, que nos dá aquele friozinho da barriga? Seria o amor uma emoção avassaladora que brota no seio de uma paixão entre um homem e uma mulher? De certa forma isso tudo também pode ser encontrado dentro do que a Bíblia ensina que é o amor, mas a definição, em termos gerais, que temos do amor é que o amor é obediência aos mandamentos do Senhor. E o mandamento que João lembra que os cristãos ouviram, desde o princípio, é que andássemos nesse amor, não em algum outro amor.
A palavra amor tem ficado desgastada pelo seu mau uso. Os livros e filmes de romance vêm formando uma noção de amor muito reducionista, muito aquém da que Deus ensina na Bíblia. Quem nunca leu um romance, ou viu um filme, e se imaginou vivendo "uma história de amor"? Pois eu lembro que a maior história de amor é a que acontece entre o Criador e suas criaturas, entre o Deus Eterno e a humanidade! E nessa história de amor, todos nós fazemos parte, estamos envolvidos. A diferença é se somos amantes fiéis ou adúlteros do Deus Todo-Poderoso...
O que não podemos é transportar a noção "hollywoodiana" de amor para nossa relação com Deus. O que chamo de noção "hollywoodiana" de amor é que vemos na maioria dos filmes de romance produzidos em Hollywood, onde um casal de apaixona perdidamente, mas para que esse amor seja desfrutado e vivido em plenitude regras precisam ser quebradas ou ignoradas. Com Deus é justamente o contrário! É na obediência que Deus vê o amor, e não na rebeldia.
Veja também o que o próprio Jesus falou sobre o amor: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" (Jo 14.21). Não há como haver confusão. Na Bíblia, aos olhos de Deus, amor é obediência aos Seus mandamentos. Jesus não ensinou isso só com palavras, mas com Seu próprio exemplo. Enquanto na terra, em tudo foi obediente ao Pai (Jo 8.28; Hb 5.8) servindo de exemplo perfeito para todo ser humano (Jo 13.15).
Agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte: E você? Ama a Deus? Em outras palavras, você O obedece? Tem vivido em obediência ao Senhor? Então pode dizer que O ama verdadeiramente. E se não O tem amado como deveria, o amor Dele por você permanece inalterado, pois Ele é amor (IJo 4.8). Conserte-se e passe a viver em obediência, e então você O amará verdadeiramente.

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário