Livros de Teologia


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Orai sem cessar

"Orai sem cessar" (ITs 5.17).

Este pequenino versículo da Escritura é muito conhecido do povo evangélico. Frequentemente é citado nas reuniões e cultos. Mas, o que é "orar sem cessar"? Como isso acontece?
Inegavelmente o verso serve, com razão, como estímulo ao hábito e dever da oração, pois o verbo orar vem conjugado na forma imperativa "orai", como uma ordem divina ao cristão. Portanto, orar não é algo que se faz só quando dá vontade, pois é um mandamento. Faz sentido pensar que, se um cristão ama o Senhor, desejará falar com Ele frequentemente; todavia, não significa que a oração é uma opção ao cristão, pois a força imperativa da ordem vinda de Deus deve suplantar a possível "indisposição" para a oração. Orar é dever do cristão, além de ser um privilégio. Foi o exercício do senhorio de Cristo que embasou o mandamento, e qualquer que seja um discípulo verdadeiro do Mestre deve submeter-se, voluntaria e alegremente, ao Seu comando.
Mas, o texto ainda diz que devemos orar "sem cessar", e é aqui que encontramos algumas dificuldades de entendimento por parte de alguns que, embora sinceros e desejosos de agradar ao Senhor, não conseguiram absorver a real intenção destas duas palavras.
O apóstolo Paulo não quis aqui colocar um fardo insuportável ao cristão, como se esse tivesse que orar vinte e quatro horas por dia, literalmente. É claro que isso seria impossível de sustentar-se durante uma vida toda. O que o apóstolo esperava lembrar ao seus leitores é que o cristão não deve viver a vida como se houvesse assuntos dos quais Deus não precisasse estar envolvido. Em todos os aspectos da vida, sem exceção, Deus deve ser convidado a participar. Nenhuma decisão, nenhuma escolha, por mais simples que pareça, deve ser tomada até que a vontade de Deus seja conhecida. Conhecemos a vontade de Deus por dois meios básicos: a revelação da Bíblia e pela oração. O cristão deve viver colocando a vontade de Deus antes da própria, priorizando o que Deus quer; isso é negar-se a si mesmo (Mt 16.24). Orar sem cessar é negar-se a si mesmo, importando-se com a vontade de Deus em todos os aspectos da vida diária. Orar sem cessar é envolver-se da vontade de Deus de tal maneira que vivamos sob Sua orientação até nas coisas mais singelas, e desse modo nos assemelharmos a Cristo, que desse modo viveu.
E você, tem buscado a vontade de Deus? Qual o valor que tem atribuído à vontade de Deus? Quanto tem negado a si mesmo, para que Deus seja glorificado?

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário