Paulo afirma que Jesus, o Cristo, quando salva alguém o liberta do império das trevas. A ideia de império era comum na época da redação da epístola, pois viviam todos dentro do império romano. Comparar a condição de viver sem Cristo e sem Sua salvação com viver num império de trevas é uma adaptação da linguagem bastante apropriada para aquela época. Viver sem Cristo é viver, de fato, onde as trevas imperam.
Todo império e reino precisam, além dos súditos, de um rei. O rei do reino de Deus está revelado no texto; Paulo chama esse reino de "reino do Filho do seu amor", identificando claramente Jesus como o Rei do reino. O apóstolo Pedro chamou esse reino de Deus de "sua maravilhosa luz" (IPe 2.9). Mas, e o rei do império das trevas? Ele não é identificado explicitamente aqui, mas o apóstolo o fez em Ef 2.1-3 quando afirmou que todas as pessoas, incluindo os cristãos antes de sua salvação, andavam segundo o "príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência". Quem é esse príncipe maligno? Obviamente é Satanás! Ele é o rei do império das trevas, ainda que esteja sob os limites estabelecidos por Deus em Sua soberania.
Portanto, Paulo está dizendo que Jesus nos libertou do império das trevas, do poder de Satanás, e nos transportou para Seu próprio reino, isto é, agora estamos amorosamente sob Seu governo! Esse transporte entre reinos não é uma questão física, geográfica, mas uma transição de governos sobre o ser humano e seu destino eterno!
Por isso Paulo afirma explícita e convictamente que é nesse Filho, nesse Rei, que temos a redenção e a remissão dos pecados. Redenção era o termo usado para libertar os escravos mediante o pagamento de um resgate. Aqui, refere-se à libertação que Cristo opera na vida daqueles que eram escravos do pecado (Jo 8.34). Remissão dos pecados é o perdão dos pecados operado no ato do resgate. Em Ef 1.7 temos praticamente uma repetição desse vs. 14, acrescentando que essa redenção e remissão dos pecados são obra da graça de Deus.
Que essa graça continue salvando pessoas, e que todos os salvos glorifiquem ao Senhor Jesus por tão grande libertação!
Glória a Deus louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo 🙏
ResponderExcluirObrigada Senhor, por tão grande amor e salvação através de Seu Filho Jesus Cristo.
ResponderExcluir