Nos três versos a expressão "os que o temem" indica o grupo de pessoas que é alvo da misericórdia perdoadora de Deus. Mas, quem são os que temem ao Senhor? O que é, realmente, temê-Lo?
Temor na Bíblia é basicamente um estado de profunda reverência e respeito. O temor do Senhor, portanto, é a consciência de que Deus é infinito em santidade e justiça e digno da nossa reverência, respeito e obediência (cf. Ap 15.4). Isso acompanhado do senso de que Ele é justo e capaz de nos disciplinar quando pecamos, como bem disse o salmista quando tomou consciência do seu pecado: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar” (Sl 51.4). Como consequência dessa consciência e disposição do coração, o temor do Senhor consiste em aborrecer o mal: "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal..." (Pv 8.13a). Ainda: "E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento" (Jó 28.28).
Por isso, o temor do Senhor é o princípio da verdadeira sabedoria (Sl 111.10; Pv 1.7) e o verdadeiro tesouro do filho de Deus (Pv 15.16).
Apenas aqueles que receberam do Senhor um novo coração regenerado apresentam esse temor de que fala o salmista. Jeremias escreveu: "Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos" (Jr 32.39).
Portanto, se você é um filho de Deus pela fé em Jesus Cristo, nascido de novo pela vontade de Deus, a misericórdia Dele está contigo e Ele se compadece de você como um pai se compadece do filho. Aleluia!!!
"Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto" (Is 8.13).
Amém
ResponderExcluirAmém Glória a Deus 🙏
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmem!!! gloria a DEUS
ResponderExcluir