Livros de Teologia


quinta-feira, 25 de agosto de 2022

O Propósito Maior da Oração

"Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus" Cl 1.9-10

    Paulo já havia dito que ele e seus cooperadores oravam sempre pelos colossenses por causa das boas notícias que ouvira (vs. 3). Agora ele repete isso incluindo um pedido para que os crentes colossenses transbordassem do conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.

    Conhecer a vontade de Deus é, em suma, a essência da oração. Todo aquele que ora deve orar, antes de qualquer outro motivo, para conhecer qual é a vontade de Deus. Qualquer oração que seja feita sem esse desejo de conhecer a vontade de Deus será apenas uma maneira caricata de tentar informar a Deus qual é a vontade daquele que ora, e isso não é oração conforme ensina a Bíblia. Barclay disse muito sabiamente: “Acontece com frequência que na oração realmente dizemos: ‘Mude-se a tua vontade’, quando deveríamos dizer: ‘Faça-se a tua vontade’[1].

    Na oração bíblica, antes de querer que Deus nos ouça, devemos desejar ardentemente que nós mesmos O ouçamos. O maior objetivo da oração não deve ser falar, mas ouvir!

    A vontade de Deus se traduz na vida daquele que a conhece numa sabedoria (sofia, sabedoria) e inteligência (sínesis, inteligência, faculdade de compreensão) espirituais. A oração de Paulo, portanto, é para que os colossenses conheçam e compreendam as grandes verdades do Evangelho e que sejam capazes de aplicar essas verdades à própria vida.

    O resultado de conhecer a vontade de Deus e da sabedoria e inteligência espirituais são um modo de viver digno do Senhor. Esse viver é para o Seu inteiro agrado e frutifica em toda boa obra. Vemos que há uma progressão no pensamento de Paulo. Se oramos biblicamente, conheceremos a vontade de Deus. Se conhecemos a vontade de Deus em sabedoria e inteligência espirituais, viveremos de modo digno Dele e frutificaremos. Toda a vida cristã bem-sucedida, então, tem sua raiz firmada na oração, na oração feita do jeito bíblico. Além disso, os que assim vivem crescem continuamente e são fortalecidos pelo poder de Deus com alegria e aprendem a viver dando a Ele graças pela herança que temos com os santos na luz.

__________________________
[1] Barclay, W. The Letters to Philippians, Colossians, and Thessalonians. DSBS. Philadelphia: Westminster, 1975, p. 28.


2 comentários :