Livros de Teologia


quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O amor se esfriará de quase todos

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24.12-13)

Jesus falou estas palavras no Seu ensino sobre o princípio das dores, isto é, sobre as coisas que antecederão o Seu retorno e a consumação dos tempos (cf. vs. 3).

    Nesse pequeno trecho do discurso do Mestre a afirmação inequívoca do Todo-Sábio é duas coisas identificariam esse tempo, uma que aumentará e outra que diminuirá.

    Jesus afirmou que os últimos tempos seriam reconhecidos pela multiplicação da iniquidade. Iniquidade é o contrário de equidade; é injustiça, perversidade, pecado. Quanto mais nos aproximamos do fim dos tempos nessa terra mais o pecado e a injustiça se multiplicarão. Alguém poderia duvidar que essa afirmação do Cristo se cumpre perfeitamente? É evidente tal aumento na perversão dos valores e da justiça.

    Em contrapartida, o amor de quase todos se esfriará, disse Jesus. De que amor fala o Mestre? Por certo não é dos amores corrompidos, pois estes só fazem crescer, visto que seu útero é justamente a iniquidade que se multiplica. O amor ao dinheiro, raiz de todos os males (ITm 6.10), só cresce. O amor distorcido pela estética em detrimento da ética também só cresce. O amor ao poder e domínio – tentações da serpente falante oferecidas à Eva no jardim de Deus (Gn 3.1-6) – também cresce a passos largos. Então, de que amor falou o Justo? O amor que esfria quando se multiplica o pecado é o amor a Deus e à Sua Palavra! Esse é o verdadeiro amor; o amor ao Amor (IJo 4.8). E se esse amor ao Senhor e a tudo o que se refere a Ele diminui, logo todos os amores santos também diminuirão, pois são reflexos daquele. O amor fraterno diminui, o amor familiar diminui, o amor entre os crentes diminui...

    Toda a corrupção dos valores e dos amores que testemunhamos diariamente não deveriam nos surpreender, embora nos ofendam e firam.

    O vs. 13, entretanto, faz brilhar a esperança. Jesus disse que “aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”. Perseverar em quê? Perseverar amando, e amando a Ele e Sua Palavra antes de qualquer outra coisa. O verso é um alerta, mas também a garantia de que sempre haverá os perseverantes!

    Queridos, perseveremos no amor, no amor de Deus, no amor a Deus!

    Deus os abençoe!

2 comentários :