"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (Pv 1.7)
Onde começa a verdadeira sabedoria? Qual seu princípio mais fundamental?
Muitos diriam que a sabedoria começa na aquisição de conhecimento, no acúmulo de informações. É comum a confusão que se faz entre uma pessoa cheia de conhecimento e a cheia de sabedoria. Claramente há, de fato, uma relação entre o conhecimento e a sabedoria, pois é sábio amar e adquirir conhecimento. Porém, ser sábio não é, necessariamente, possuir grande soma de conhecimento.
O texto sagrado nos diz que o princípio do verdadeiro saber não fica na esfera do intelecto, mas na esfera dos relacionamentos. O que o sábio autor do texto ensina é que o verdadeiro saber começa num relacionamento com o Senhor. Esse relacionamento é reverente, é uma disposição do coração e da mente para se afastar do pecado e se voltar para Deus. Essa disposição santa é a mais sábia das inclinações do coração humano, pois voltar-se para Deus é voltar-se para a própria Vida, a fonte de toda a vida.
Desprezar esse relacionamento com Deus é, por conseguinte, desprezar a sabedoria. Daí o texto dizer que são loucos os que desprezam a sabedoria e o ensino (ensino que vem de Deus).
Você teme ao Senhor? Tem sido sábio?
Sim eu temo ao Senhor, e tenho buscado e pedido a Ele sabedoria. Que Ele me torne uma pessoa sábia, em nome de Jesus. Amém!!!!
ResponderExcluir