Livros de Teologia


quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Nós Temos a Mente de Cristo

"Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo" (ICo 2.6-16)

    Essa passagem do Novo Testamento é maravilhosa. O apóstolo Paulo a finalizou com uma das afirmações mais intrigantes de toda a Escritura sagrada: "nós temos a mente de Cristo"! Como assim? O que isso signifca afinal de contas?

    A Sabedoria de Deus estava oculta até Cristo
    A sabedoria humana é insuficiente para compreender as coisas de Deus. Com seu próprio conhecimento e sabedoria, nenhum homem, por mais poderoso que seja, é capaz de conhecer as coisas de Deus. Como afirmado no vs. 11: "Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus".
    No entanto estas "coisas de Deus", isto é, a sabedoria que os poderosos deste século não conheceram, foram reveladas a nós pelo Espírito Santo (vs. 10). O famoso vs. 9, que diz "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" se refere à esta sabedoria, oculta aos que não conhecem e amam a Deus, sabedoria revelada no Evangelho de Jesus Cristo. Portanto, não se refere a algo que será revelado no céu, mas ao Evangelho que já foi revelado aos que amam a Deus em Jesus Cristo, pela fé. O tempo passado dos verbos indica ação concluída.

    O Espírito Santo, agente revelador da sabedoria de Deus
    Nesse contexto, o vs. 12 afirma que os que amam a Deus são os que receberam o "Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente". E o que nos foi dado? A sabedoria de Deus revelada no Evangelho!
    Note que é o Espírito Santo que nos revela o Evangelho, e que esse Evangelho nos foi dado por Deus gratuitamente! É a graça de Deus que nos provê do Evangelho, e é por ela que o conhecemos, e também por ela, mediante a fé em Jesus, somos salvos! Sem a graça de Deus ninguém conheceria o Evangelho de Jesus Cristo.

    A expressão "mente de Cristo"
    A sabedoria de Deus no homem espiritual lhe concede capacidade e juízo para julgar todas as coisas (vs. 15). Paulo chama essa capacidade, dada pelo Espírito ao crente, de mente de Cristo (vs. 16).
    A mente de Cristo, portanto, é a capacidade que o verdadeiro cristão tem de discernir e  exercer juízos sob a luz da revelação de Cristo no Evangelho.
    Sendo assim, a mente de Cristo é dada pelo Espírito a todo ser humano regenerado, nascido de novo em Jesus Cristo e justificado pela fé. No entretanto, como toda capacidade essa nova mentalidade deve se desenvolver pela relação contínua com Deus e com Sua Palavra. Sem a Escritura e sem a relação com Deus a mentalidade de Cristo não se desenvolve no cristão.
    Na medida que a mentalidade de Cristo se desenvolve passamos a julgar a realidade, as coisas em geral, na perspectiva de Cristo, nos alinhando com Sua vontade e propósito.

    Você já possui a mente de Cristo? Está desenvolvendo-a bem?

Um comentário :