Livros de Teologia


domingo, 3 de julho de 2016

Entendes tu o que lês?

"Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Entendes tu o que lês? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele" (At 8.30-31)

Como esta postagem está sendo publicada num domingo, eu quero homenagear a Escola Bíblica Dominical com uma reflexão um pouco mais extensa do que habitualmente faço. Espero contar com sua compreensão, pois o assunto é importante, e julgo necessário tratá-lo aqui.
A pergunta que Filipe fez à aquele oficial etíope na estrada para Gaza é uma pergunta muito pertinente: "entendes tu o que lês?". No texto, o eunuco etíope lia um trecho do livro do profeta Isaías, mais precisamente o capítulo 53, que fala exatamente sobre o sofrimento que o Messias de Deus enfrentaria ao dar-se como oferta pelos pecados. Aquele homem tinha feito uma viagem muito longa, da região da atual Etiópia, na época governado pela rainha Candace (vs. 27), até Jerusalém, para adorar o Deus de Israel. Isso mostra que aquele homem era um prosélito, uma pessoa não judia de nascimento, mas que se converteu ao judaísmo. Além de fazer a difícil e longa viagem, ele possuía uma cópia do livro do profeta Isaías, o que era coisa difícil de se obter naquela época devido ao alto custo de uma cópia manuscrita de um livro tão extenso. Tudo isso mostra a piedade e devoção daquele etíope.
Todavia, quando Filipe o ouve lendo Isaías faz a crucial pergunta: "entendes tu o que lês?". E a piedade do etíope se mostra também na honestidade da resposta que dá a Filipe: "Como poderei entender, se alguém não me explicar?". O etíope queria entender. Esforçava-se para entender. Era piedoso e instruído, pois era um oficial. Mas, contudo, não conseguiu entender... Mas, por que ele não conseguiu entender sozinho o que lia na Escritura?
Deus, no decorrer da história e no progresso da revelação que fez de Si mesmo ao homem, decidiu perpetuar Sua mensagem e revelação na forma de Escritura, inspirando pessoas santas a escreverem livros, cartas, evangelhos e profecias. Quando tudo o que Deus julgou necessário ao homem saber foi escrito, Deus então encerra essa inspiração e completa Sua Palavra dada aos homens, que na coleção desses escritos é chamada Bíblia. Essa inspiração foi a ação supervisora e reveladora do Espírito de Deus nos autores humanos capacitando-os a escreverem sem erros teológicos, doutrinários e históricos, não anulando, entretanto, a personalidade e experiências do autor humano. Não é lindo como Deus conduziu todo esse processo, que levou quase 1500 anos para se completar? Sim, isso mesmo! A Bíblia não foi escrita em pouco tempo. Cerca de 40 autores diferentes, de classes sociais e nível intelectuais diferentes, em quatro continentes diferentes, em épocas diferentes, muitos escrevendo sem o conhecimento do escrito do outro, em um período de cerca de 1500 anos, e a Bíblia não se contradiz em parte alguma! A Bíblia é um milagre de Deus!
O eunuco etíope contava com uma parte desse milagre em suas mãos, mas ainda não tinha o Espírito de Deus habitando seu ser, pois ainda não havia conhecido que o Messias é Jesus. Após a explicação de Filipe, ele creu em Jesus como aquele Messias prometido que ele leu no livro de Isaías, sendo inclusive batizado por Filipe (vs. 35-38). A Bíblia ensina que o Espírito Santo, depois que Jesus completou Sua obra na cruz e na ressurreição, passa a habitar o coração de todo aquele que crê em Jesus, dando-lhe, inclusive, a capacidade de entender assuntos espirituais. Veja os textos abaixo:
"Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14.23).
"em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Ef 1.13).
"Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir" (Jo 16.13).
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (ICo 3.16).
"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" (ICo 2.14-15).
Enfim, o eunuco, apesar de piedoso e esforçado, ainda não contava com a presença do Espírito de Deus para entender o que lia. Mas, será que hoje em dia qualquer pessoa consegue entender a Bíblia? Aqueles que não são crentes em Cristo apresentam a mesma dificuldade que o etíope apresentou. Mas o que dizer dos crentes? Só por serem crentes conseguem entender tudo o que leem na Escritura?
A Bíblia é um livro espiritual, que se discerne espiritualmente. Todavia, isso não significa dizer que toda pessoa 'espiritualizada' entenderá corretamente o que nela lê. O cristão verdadeiro, que é templo do Espírito Santo, também não deve crer que isso o desobriga a ser zeloso na hora de interpretar a Escritura, pois o Espírito faz a parte Dele de desvendar os olhos espirituais (Sl 119.18) para que o crente consiga entende-las, mas não favorece a preguiça mental e nem é conivente com o negligência intelectual. Quero dizer com isso que o Espírito não faz todo o trabalho de ler, estudar, interpretar, contextualizar e aplicar o ensino dos textos bíblicos em nossa vida, dando tudo prontinho como se o crente fizesse um "download espiritual" das verdades bíblicas na sua alma. Não, ele faz o que o homem não consegue alcançar com seu esforço, que é ficar livre das amarras do pecado e da cegueira espiritual que nos impedem de compreender as verdades espirituais e crer nelas (cf. IICo 4.4). O trabalho de cavar o solo bíblico atrás dos tesouros do conhecimento é conosco!
Outra coisa muito interessante é que Deus não compôs a Bíblia só com textos de fácil entendimento. Nela, há textos fáceis, de média dificuldade, e textos muito difíceis de entender. E graças a Deus por isso! Veja o que o apóstolo Pedro achava dos escritos do apóstolo Paulo: "como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (IIPe 3.15-16). Note que Pedro chama os escritos de Paulo de Escrituras, reconhecendo-os como Palavra de Deus. Note também que Pedro humildemente, apesar de um apóstolo de Jesus, reconhece sua dificuldade em entender tudo. Notável também é que Pedro diz que quem distorce os escritos de Paulo são indoutos e inconstantes, duas palavras importantes, uma de natureza intelectual e uma de natureza moral. Indouto é quem não é instruído, que não foi educado e, portanto, é inapto nas questões intelectuais. Inconstantes é aquele que tem uma fé muito volátil, de altos e baixos, que tem muita dificuldade de se manter firme. Veja, então, que Pedro não anula o aspecto espiritual e moral, mas não joga fora o aspecto intelectual. Ele, que foi pescador e provavelmente indouto na maior parte da vida, sabia o que estava falando. Pedro teve que aprender a ler e escrever já em avançada idade, e Deus honrou esse esforço.
No nosso tempo há muitos indoutos e inconstantes interpretando Bíblia. Não é um problema em si, mas é um risco. A falta de preparo teológico de líderes, principalmente de pastores, tem contagiado o rebanho de Cristo com uma ignorância bíblica sem precedentes. Erros de interpretação descomunais, que poderiam ter sido evitados com simples aulas de língua portuguesa, são fáceis de ser exemplificados. Ah, sim. Língua portuguesa! Tem crente que acha que não precisa saber português para interpretar a Bíblia. Como assim? Em que língua está a Bíblia dele? Se usamos a Bíblia em português, temos de saber português para interpretar corretamente! Quem é ruim de português corre o sério risco de ser ruim de interpretação bíblica! Podem me chamar de frio na fé, de racionalista, do que quiserem. Repito: Se usamos a Bíblia em português, quem não sabe português fará interpretações erradas da Bíblia, salvo por um milagre misericordioso de Deus!
Daí me lembro da pergunta: "entendes tu o que lês?", de Filipe. Ah, se ele saísse perguntando isso por aí hoje em dia. Eu certamente ficaria envergonhado pela maioria do povo evangélico. Primeiro, porque a maioria simplesmente não passa nem no "lês", pois não lê Bíblia! Depois, porque os que leem geralmente não conseguem fazer uma interpretação decente, em muitos casos.
As causas disso vão desde a formação histórica do nosso povo até ao caos educacional do país. Mas, no final das contas, os pastores é quem serão cobrados por Deus por não perseverarem na doutrina dos apóstolos (At 2.42) e não ensinarem o povo de Deus a amar a Bíblia, lê-la, estudá-la com dedicação, interpretá-la com sabedoria e conhecimento.
Meu querido(a) irmão(ã), não negligencie as oportunidades de estudar. Corra atrás, invista em conhecimento. Deus o honrará por isso. Invista na tua própria saúde espiritual, aproveitando ao máximo as oportunidades que tiver de aprender com pessoas que Deus tem usado e abençoado no ensino e pregação da Palavra de Deus. Vá à EBD (Escola Bíblia Dominical), procure não faltar; de grão e grão a sementeira fica cheia! Frequente os seminários, congressos e outras reuniões onde a Bíblia seja explicada com devoção, respeito e coerência teológica. Leia bons livros, mas só depois de ter lido a Bíblia toda pelo menos uma vez.
No mais, que Deus tenha misericórdia do nosso povo, dos nossos pastores! Que Deus nos ajude!

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário