Livros de Teologia


sexta-feira, 8 de julho de 2016

A longanimidade de Deus

"O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem" (Sl 103.8-11).

Que trecho da Bíblia! Que declarações mais impressionantes, você não acha?
De todos os atributos de Deus, e são muitos,  todos admiráveis e perfeitos, o que mais me encanta é a longanimidade de Deus. É sobre que quero refletir hoje.

O que é longanimidade?
Longanimidade é a "virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; magnanimidade, generosidade; paciência, resignação com que se suportam contrariedades...; disposição, constância de ânimo"[1]. Quando a Bíblia diz que Deus é longânimo está se referindo à paciência e ânimo que Deus tem para com os pecadores. É a qualidade do amor de Deus que o faz suportar generosamente nossa condição de seres falhos, expondo Sua magnanimidade gloriosa.

Pensando na longanimidade de Deus
Nas minhas elucubrações, geralmente pelas madrugadas, quando tudo silencia e o ritmo frenético do dia dá uma trégua, é quando prefiro fazer meus devocionais e falar mais calmamente com meu Deus e Senhor. Quando isso acontece, este atributo de Deus, Sua longanimidade, sempre encontra um jeitinho de permear meus pensamentos e reclamar minha atenção, e quando me dou por mim lá estou eu de novo, tomado de assalto pelo sentimento de gratidão a Deus por me suportar mais um dia, por ter tido paciência comigo, por ter me tolerado na estranheza do meu ser, por ter se lembrado de mim em todo o tempo, ainda que eu possa tê-Lo magoado em alguma circunstância. Pensando nisso, e orando, sou completamente envolvido por uma sensação de indignidade e pequenez, pois percebo que não sou digno de um tão perfeito e grandioso amor e longanimidade. Uma consciência de imperfeição e limitação preenche meu coração e inunda minha mente, de forma que só consigo orar pedindo ao Senhor que não retire de sobre mim Sua longanimidade santa, manifestação de Sua maravilhosa graça misericordiosa e assaz benigna. Ah Deus, tem piedade de mim! Estenda ainda por um pouco mais a tua longanimidade sobre este teu servo, tão indigno do Seu amor sem fim e da paciência que demonstras para ele, pois se aproxima o tempo em que me aperfeiçoarás por completo, e não mais falharei contigo. Faze-me lembrar sempre desse dia glorioso, quando arrancarás o pecado dos meus membros e, então, serei perfeito aos teus olhos, e só te darei alegrias. Essa é minha oração no fim das noites.
Eu sei que isso soa um pouco melancólico, meio down, meio auto-estima baixa. Mas não é isso. Mesmo nessas horas a consciência do meu valor aos olhos de Deus não me deixa. Não, pelo contrário! Quanto mais me sinto indigno do Seu amor para comigo, mais também me sinto valorizado pelo Ser que, em Sua soberania e auto-suficiência, poderia simplesmente se livrar de mim. Porém, Ele resolveu me amar, salvar e santificar, e isso mostra o valor que tenho aos Seus olhos. Todavia, esse valor não O obriga a ter toda a paciência que tem comigo, e é isso que me encanta, me maravilha, me emociona, me surpreende todo santo dia.
Deus não põe 'pano quente' no pecado. Ele não 'cobre o sol com peneira', fazendo 'vista grossa' quanto à pecaminosidade humana. Quando o texto diz que Deus "não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades", não está dizendo que Deus não faz questão de punir o pecado ou que Ele simplesmente não liga se pecamos ou não. A Bíblia ensina que Deus leva o pecado tão a sério que Jesus morreu por causa dele (Jo 1.29; Hb 10.12; IPe 2.24; 3.18). O que o salmista está cantando no salmo 103 é que a longanimidade de Deus faz com que Sua ira santa e justa contra o pecado seja por um tempo detida pela Sua misericórdia e compaixão. Deus poderia, ao pecarmos, nos punir imediatamente, mas nem sempre o faz. Ele conta o pecado, mas espera pelo nosso arrependimento e conversão até o último instante possível, e é isso que o salmista está belamente cantando, extasiado com a paciência de Deus. Não é a negligência, mas a benignidade longânima de Deus que impressiona o salmista, e a mim também. Já pensou se Deus nos desse em retribuição imediata ao pecado aquilo que ele merece? Estaríamos todos fadados à morte (Rm 6.23). Sim, o pecado mata! Mas é a longanimidade de Deus que proporciona ao homem a oportunidade de responder à Sua graça salvadora pela fé.
Não sei se consegui me fazer claro aqui, mas que fique registrado que é muito clara para mim a longanimidade de Deus, e que conto com ela para viver mais um dia, mais uma hora, mais um minuto... Ai de mim, se não fosse a longanimidade de Deus!!!
Oh Deus, de eterna bondade e graça, tem misericórdia desse pecador, que não merece Teu perdão, muito menos Tua santa e preciosa atenção. Nos méritos de Teu Filho, Jesus Cristo, eu me apego, eu me agarro, eu me escoro, para poder encontrar no Teu amor perfeito lugar, em Cristo, para esconder-me, até que esteja contigo pela eternidade nos céus, diante do Teu trono. Estende por um mais um dia Tua paciência sobre mim, pois de outra maneira estarei condenado. Penso, Senhor, onde estaria eu, se não tivesse Tua salvação me alcançado? Onde estaria eu, não fosse Tua longanimidade sobre mim? Ah, perecido estaria, e condenado às recâmaras do inferno, amaldiçoado eternamente por estar separado de Ti, que é a própria vida! Mas, desde que fui encontrado por Ti, e Teu Evangelho escrito nas tábuas do meu coração, e Teu Espírito fez de mim Seu templo, então tudo mudou. E isso só foi possível por causa da dilatada paciência que tiveste comigo no tempo da minha ignorância, quando eu não Te conhecia, e vivia segundo o curso deste mundo, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. Por isso, eu Te louvo, e Te agradeço, porque tiveste paciência comigo, a mesma que peço que continue dispensando a este teu servo, tão pequeno e frágil, que precisa de Ti a todo instante para fazer Tua preciosa vontade. Guarda-me Senhor!

Deus abençoe.
___________________
[1] Dicionário eletrônico Houaiss, versão 3.0.

Nenhum comentário :

Postar um comentário