Livros de Teologia


terça-feira, 12 de julho de 2016

O que distingue o povo de Deus?

"Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?" (Ex 33.15-16).

Espiritualmente falando, o que distingue uma pessoa da outra? E quando pensamos coletivamente, o que distingue um grupo de pessoas de outro? Colocando em outras palavras, o que distingue o servo e o povo de Deus das demais pessoas? Convido você a refletir nisso comigo.
A expressão "homem de Deus", "mulher de Deus", "povo de Deus", "igreja de Deus", são muito comuns. Provavelmente todos nós já as ouvimos alguma vez. Mas, bíblica e verdadeiramente, o que é ser "de Deus"?
O livro de Êxodo foi escrito por Moisés, e qualquer que tenha um pingo de conhecimento bíblico sabe que Moisés foi um homem 'de Deus'. Os versos transcritos acima fazem parte do capítulo 33, que é um diálogo monumental de Moisés com Deus. Neste impressionante colóquio Moisés roga a Deus que acompanhe o povo na caminhada pelo deserto até a terra prometida, não retirando a Sua presença por causa do pecado do povo. Moisés fundamenta seu argumento que justificaria seu pedido com uma indagação muitíssimo esclarecedora. Ele diz: "Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?". Atente bem para isso, pois é vital para nossa saúde espiritual. Moisés nos revela o que é que torna alguém povo de Deus, e o que é que torna o povo de Deus distinto dos demais. Ele afirma, na pergunta retórica dirigida a Deus, que ele e o povo israelita eram separados de todos os povos da terra. Como assim, separados? Separados por Deus para um propósito especial, o que Israel foi. Separados para manifestar o poder de Deus ao mundo, Sua Palavra e Seu Filho, o Messias. E Moisés, naquela ocasião, foi separado por Deus, dentre todo o Seu povo, para liderar. Mas esse 'ser separado' só se concretizava pelo fato de o Senhor andar com eles. Para Moisés, se o Senhor deixasse de andar com eles, então deixariam também de ser o povo de Deus separado dos demais; tornar-se-iam só mais um povo, mais uma etnia andando pela terra. É daí que vem a motivação para a oração de Moisés rogando pela presença do Senhor, dizendo: "Se a tua presença não vai comigo, não nos faça sair deste lugar". Pense por um tempo sobre esta frase dita por Moisés. Ele está com uma multidão no meio do deserto, abastecido e protegido milagrosamente pelo Senhor. Ele sabe que se o Senhor deixar de estar com eles, então não contarão mais com a provisão e proteção, e isso era sinônimo de condenar todo aquele povo à morte lenta e agonizante do deserto. Quando Moisés diz "nós não sairemos daqui se o Senhor não for conosco" ele está dizendo, em outras palavras, que prefere morrer no deserto do que viver por aí sem Deus! Ele está dizendo que a vida só teria sentido se Deus estivesse com eles. E afirma que é justamente essa presença do Senhor que os tornava diferentes, distintos de todos os demais povos da terra.
Agora olhemos para nossa própria vida. Nós também preferimos a morte antes de viver sem Deus? Será que amamos e desejamos tanto a presença de Deus conosco que escolheríamos a morte no deserto antes de nos arriscar a ser confundidos com um povo que não seja o povo de Deus? Ah, que fé, que paixão, que convicção Moisés demonstrou... E que fé nós temos vivido?
Ainda outra pergunta precisa necessariamente ser respondida aqui. Como é que podemos desfrutar da presença de Deus hoje em dia? Será que temos de fazer como Moisés, indo até o cume de algum monte para suplicar a Deus que vá conosco? Não! O que temos de fazer é crer em Jesus, nos submetermos a Ele sem reservas obedecendo-O, e assumir a Bíblia como nossa única regra de fé e prática. Veja o que Mateus escreveu no seu Evangelho, falando de Jesus: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)" (Mt 1.23). Jesus é o Emanuel, o DEUS CONOSCO! Sim, Ele é Deus conosco! Portanto, todo aquele que está em Cristo tem o Deus Conosco! A presença de Deus não se aparta daqueles que são filhos de Deus, servos de Cristo, crentes Nele.
Podemos ainda questionar, cada um em sua própria mente e coração, se somos mesmo povo de Deus. Para ser povo de Deus a presença Dele deve ser mais desejada do que a própria vida! Para ser povo de Deus a distinção da presença Dele deve ser tangível, real e transformadora em nossa vida. E será que somos, então, povo de Deus?
Bom, se a honestidade do nosso coração nos conduzir a conclusão de que ainda não somos tão desejosos da presença de Deus quanto Moisés, a boa notícia é que isso pode mudar. Se você lê estas palavras agora, então significa que ainda há algum tempo suficiente para que ore suplicando ao Senhor que abra nossos olhos para o valor da Sua Santa presença, e então nosso coração se encherá de anseio pela companhia do Senhor de todo o universo.
Que Deus ajude os que vivem uma fé medíocre, que se contenta com qualquer coisa além de Sua presença. Que Ele estenda Sua paciência, misericórdia e graça sobre nossa vida, e vá conosco!

Deus abençoe.

2 comentários :