Livros de Teologia


domingo, 17 de julho de 2016

Vale de ossos secos

"Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso" (Ez 37.1-10).

Essa famosa passagem bíblica, "O Vale de Ossos Secos" do livro do profeta Ezequiel, tem diversas aplicações e ensina várias lições.
Embora o livro de Ezequiel seja um dos mais negligenciados de toda a Bíblia, essa passagem é muito conhecida dos cristãos. Você conhece só essa passagem de Ezequiel ou já leu o livro todo? Talvez aqui já tenhamos algo para refletir...
A aplicação que quero fazer desse texto do profetas das visões, todavia, é sobre algo muito mais fácil de se encontrar no meio cristão do que achar alguém que conheça todo o livro do profeta Ezequiel.
Comecemos com o significado mais simples e direto do texto. Deus coloca o profeta no meio de um vale, cheio de ossos secos, e ordena-lhe que profetize sobre os ossos secos até que recuperem a vida, pelo Espírito de Deus. Os ossos, obviamente, representam as pessoas sem vida, espiritualmente mortas em seus pecados e delitos, que podem receber da vida de Deus quando dão ouvidos à pregação do Evangelho através dos "profetas", que nesse caso, são os crentes em Cristo Jesus. Podemos interpretar o texto assim quando o Novo Testamento diz exatamente a mesma coisa, porém não em formato de visão profética, como o fez Ezequiel. Veja o que Paulo ensinou sobre o atual estado espiritual dos não-crentes: "Ele [Jesus] vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos" (Ef 2.1-5; cf. Cl 2.13). E o próprio Jesus afirmou o seguinte sobre aqueles que ouvem a verdade do Evangelho e nela creem: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (Jo 5.24). O que isso significa, senão que éramos "ossos secos" por causa do nosso pecado, mortos nas nossas transgressões, e que só a fé em Jesus e na Sua mensagem de salvação pode dar-nos a vida? É a mesma coisa que Ezequiel viu representado numa visão profética.
Porém, não quero colocar meu foco, aqui, no efeito do Evangelho, nem na situação de morte espiritual dos não-crentes, embora precisasse expor essa verdade para falar do vem a seguir. Meu foco aqui está no papel do profeta, do mensageiro do Evangelho, daquele que anuncia a verdade de Deus aos ossos secos. Sim, a figura do portador da vida! É sobre ele que quero me prender.
Como todos os homens estão mortos aos olhos do Senhor, até que creiam na pregação do Evangelho de Jesus Cristo para receber a vida eterna pelo Espírito Santo (cf. Ef 1.13), a ordem de Jesus aos Seus servos é que anunciem o Evangelho à toda criatura (Mt 28.19-20; Mc 16.15) impera sobre todo cristão, sem exceção alguma. Todo aquele que é um verdadeiro cristão é, em comparação à visão de Ezequiel, o profeta portador da vida de Deus.
O problema acontece quando alguém que deveria apresentar o Evangelho aos não-crentes, não o faz. Passa pelo vale de ossos secos e não "profetiza" sobre eles. E pior, algumas vezes o "profeta", que deveria levar a vida aos ossos secos, torna-se ele próprio um osso seco também. Sim, isso acontece! Pessoas que conhecem a verdade do Evangelho, que deveriam estar profetizando vida sobre os ossos secos (as pessoas sem vida espiritual), acabam morrendo e secando espiritualmente, influenciadas pelos ossos secos por quem se deixou influenciar. Posso citar como exemplo os jovens cristãos que resolvem namorar ossos secos, e acabam secando também. Maridos ou esposas de ossos secos, que conhecendo o Evangelho, secam e perder a vida, quando deveriam compartilha-la com o cônjuge. Eu sei, o cônjuge pode decidir permanecer seco; afinal de contas, ninguém pode obrigar ninguém a nada, certo? Mas o cristão casado não precisa secar-se por isso, precisa? Ele também não é obrigado a secar-se! Pessoas cristãs que vão até o vale de ossos secos determinados a profetizar vida e, de repente, quando nos damos por conta, sentimos sua falta, onde os encontramos? Secos no meio do vale que deviam vivificar.
O que quero dizer com tudo isso? Quero dizer que o cristão deve testemunhar do Evangelho, mas também estar sempre atento para o perigo da influência que os ossos secos podem querer impor sobre ele. Tome cuidado para não se encantar com os engôdos dos ossos secos. Não se deixe levar, o profeta não pode secar! Pelo contrário, anunciar a vida de Deus, ainda que sejamos os únicos com vida no meio de todo o vale...
Que Deus nos abençoe, e nos conserve em vida! Que Deus perdoe aqueles que secaram novamente, e os restaure a vida!

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário