Livros de Teologia


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Profissão ou ministério?

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (ICo 10.31).

Cristãos devem fazer tudo para a glória de Deus. Esse 'tudo' a que o apóstolo Paulo se refere, que ele chamou no verso também de 'outra coisa qualquer', abarca todas as esferas da vida, desde as coisas mais simples e corriqueiras, até ao culto solene propriamente dito. O 'tudo' do texto inclui andar, pensar, cozinhar, conversar, trabalhar, ler, ter, ser, e a maioria dos demais verbos, ficando de fora apenas aqueles, obviamente, que expressam algo contrário ao caráter santo de Deus, como odiar, roubar, etc. Uso os verbos pois o verso em questão traz o verbo "fazei" tudo para a glória de Deus, então os verbos são adequados aqui.
Mas, aqui, vamos pinçar apenas um desses verbos para afunilar nossa reflexão e sermos mais objetivos. Quero refletir sobre o "trabalhar".
Todo cristão deve trabalhar, pois o trabalho é algo que agrada a Deus. Ele criou o homem também para trabalhar (Gn 2.15). O próprio Jesus disse que o Pai trabalha e Ele também (Jo 5.17). Muitos acreditam que o trabalho é ruim, que é algo que veio em consequência do pecado, mas não é assim. O trabalho já existia antes do pecado entrar na história humana. O pecado resultou, isso sim, no caráter penoso do trabalho, mas não no trabalho em si (Gn 3.19).
Todo cristão, também, tem uma profissão. Não me refiro à profissão, nesse caso, obtida pela formação acadêmica, mas no sentido de ser contratado para fazer algo, no sentido do trabalho em si mesmo. Nem todo cristão possui uma profissão por preparo acadêmico, mas todos sabem fazer algo. Há cristãos médicos, pedreiros, lavradores, advogados, comerciantes, manicures, babás, etc. É nesse sentido lato que uso o termo profissão, e isso envolve a profissão por formação também.
Pois bem, a Bíblia ensina que devemos fazer tudo para a glória de Deus. Então a pergunta é: como ser um profissional para a glória de Deus? Por exemplo, como ser um vendedor para a glória de Deus? Como glorificar a Deus sendo um entregador de pizza, ou um policial, ou um agente funerário, ou um professor infantil? Pense na sua profissão! Como glorificar a Deus com ela? Você a usa para a glória de Deus? Tem trabalhado para a glória de Deus?
Os crentes precisam aprender algo muito sério aqui. A maioria de nós somos levados a pensar que glorificamos a Deus só quando fazemos as coisas "da igreja", ou só quando pensamos nos assuntos bíblicos e espirituais. Mas isso não é verdade. Glorifica-se a Deus na vida toda! Essa dicotomia entre "vida secular" e "vida religiosa" é própria do romanismo da idade média, mas ainda encontra espaço na mentalidade da maioria das pessoas. Ela pode ser vista, por exemplo, na expressão "trabalhar para Deus", que quase sempre é usada para referir-se às atividades da Igreja, religiosamente falando, mas quase nunca envolve o que fazemos no trabalho de segunda a sexta-feira, não é mesmo? Já pensou se Adão pensasse que só servia a Deus na viração do dia, quando Deus vinha conversar com ele, e não enquanto ele cultivava o jardim? Ou se o próprio apóstolo Paulo pensasse que sua profissão, construtor de tendas, não fazia parte da 'obra do Senhor' (At 18.3)? Só existe uma vida, sim, uma só, e toda ela deve ser vivida para a glória de Deus, pois tudo, em última instância, tem um teor espiritual. A espiritualidade cristã deve permear todas as esferas da vida. Grave isso no teu coração: crentes não têm profissão, eles têm ministério. O que quero dizer com isso? Quero dizer que, para um crente, o que os outros chamam de "emprego", de "trabalho" e de "profissão", ele chama de ministério, pois vê na profissão o dever de glorificar a Deus e ofertar-Lhe louvor e adoração através do trabalho.
Descubra logo como glorificar a Deus no teu trabalho, com a tua profissão. Se você está cursando ou pretende concluir um curso universitário, pense desde já em como a glória de Deus será exaltada e anunciada através do conhecimento e profissão que irá desempenhar. Com toda certeza podemos crer que Jesus, enquanto carpinteiro em Nazaré, trabalhando na oficina de José, Seu padastro, glorificou ao Pai em cada pedaço de madeira que trabalhou (Mc 6.3).
Bom, seja qual for nosso trabalho, nossa profissão, é nosso dever dar glórias a Deus com ele!

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário