"Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor" (Sl 27.14).
Sabe aquelas pessoas com quem estar junto nunca é só para fazer companhia, mas algo muito mais valioso? Sim, aquelas pessoas que só de sentar juntos à mesa para tomar o café da manhã vale mais no que se aprende ali do que várias horas numa sala de aula? Pois é, eu tive o privilégio de conhecer algumas pessoas assim. Foi num café da manhã desses, enquanto eu estava cursando teologia no seminário, que ouvi de um pastor muito amigo, vivido e experiente, uma sentença que me marcou profundamente. Ele disse: "Arnaldo, ser cristão é a maior aventura que alguém pode se atrever a experimentar nessa vida". E é verdade! Ser cristão é uma aventura e tanto!
A vida cristã traz consigo desafios que nos fazem engolir a seco. Padecemos algumas perseguições; somos questionados intelectualmente sempre que surgem assuntos sobre a fé; sabemos que as pessoas sempre nos julgam esperando que nosso comportamento seja exemplar; vivenciamos milagres; experimentamos coisas celestiais e sensações que não-cristãos nem sequer sonham! A Bíblia está repleta de promessas para nós, mas também de mandamentos; alguns destes que gastamos uns bons anos para aprender a cumprir como agrada ao Senhor...
Mas, de todos os desafios que a vida cristã pode oferecer, penso que o maior de todos é aprender a descansar, a esperar em Deus. Esperar não é da natureza humana. Somos afoitos, impacientes, ansiosos, precipitados, é o que somos. Claro, alguns não são tanto assim, mas os seres humanos em geral são deveras impetuosos. Geralmente nosso coração e pensamento andam muito à frente do bom senso e da prudência. Esperar, ah!, não é conosco. E tem um agravante nessa história toda, o jeito pós-moderno de ser da nossa sociedade, que fermenta essa nossa natureza apressada. Veja, por exemplo, como reagimos (ou, pelo menos, nos sentimos) na fila do banco, no trânsito, na contagem regressiva do semáforo... Lembra da internet discada (se você nem sabe o que é isso, me perdoe a nostalgia), com aquele barulhinho do modem? Ah, se tivéssemos a internet que temos hoje lá naquela época, seríamos os reis da conexão! Mas essa internet já não atende nossa sede voraz por velocidade... Temos pavor da bendita barra de progresso quando mandamos o computador fazer qualquer operação. Antes pegávamos o ônibus para ir até outro bairro (se você nunca andou de ônibus perdoe-me outra vez a nostalgia) e levava trinta minutos. Hoje vamos de moto ou de carro em dez minutos, mas ainda reclamamos da demora (gostaríamos mesmo é de viver com teleportadores, né). Somos a geração miojo, "tudo pronto em três minutinhos". Somos a geração do micro-ondas. Somos a geração do "prá ontem". Queremos enriquecimento rápido, emagrecimento rápido, formação acadêmica rápida, tudo rápido! Esperar? O que é isso??? É um suplício esperar qualquer coisa. Temos uma dificuldade tremenda com a expressão "longo prazo".
E é nessa agitação da alma, nessa ansiedade toda, que a Bíblia chega e diz: "Espera pelo Senhor". Como sempre, a Bíblia coloca o coração humano do avesso, mostrando como ele realmente é. Se um texto da Bíblia precisa dizer para o ser humano esperar por Deus, me parece que ela já sabia que seríamos tentados (e muitas vezes cairíamos nessa tentação) de ir à frente até de Deus! Queremos fazer as coisas antes Dele, saber antes Dele, decidir antes Dele! Não pode ser assim. Temos de aprender a esperar pelo Senhor! Não como se Ele tivesse algum problema em ser rápido e eficiente, mas no sentido de nos conformar ao ritmo Dele, ao tempo Dele! Mas isso é difícil Deus! Tem misericórdia de nós!
Esperar em Deus, ou por Deus, é não agir sem antes receber Suas instruções, Suas orientações. Esperar pelo Senhor é decidir agir somente sob Suas ordens; é guardar o coração e a mente em Cristo para nos livrar de toda a ansiedade própria da nossa natureza. Veja o que ensinou o apóstolo Paulo: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.6-7). Jesus aprendeu essa lição bem cedo, pois esperou trinta anos só para começar a anunciar o Evangelho como Messias. Trinta anos sendo o Senhor, mas trabalhando como carpinteiro em Nazaré. Trinta anos sendo o Criador de todas as coisas, mas sendo um cidadão sem muito destaque. Trinta anos sendo o Verbo de Deus, mas aprendendo as Escrituras com seus pais e indo ouvir as reflexões na sinagoga da cidade. Leia: "Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores" (Mt 26.45). "Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim" (Jo 13.1). Esperou, até que o Pai lhe orientou o tempo de agir. Até para morrer Jesus esperou pelo Pai, veja: "
E nós? Esperamos pelo Senhor? Precisamos aprender essa lição, pois a vida se torna muito mais simples quando Deus está adiante de nós, e não o contrário.
Que Deus nos abençoe com um coração paciente e esperançoso, para que aprendamos a esperar por Ele.
Deus abençoe.
E nós? Esperamos pelo Senhor? Precisamos aprender essa lição, pois a vida se torna muito mais simples quando Deus está adiante de nós, e não o contrário.
Que Deus nos abençoe com um coração paciente e esperançoso, para que aprendamos a esperar por Ele.
Deus abençoe.
Nenhum comentário :
Postar um comentário