Livros de Teologia


domingo, 29 de maio de 2016

Acautelai-vos dos homens

"Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas" (Mt 10.16-17).

A advertência de Jesus aos seus discípulos no texto acima é surpreendente. Ele não esconde, ou sequer disfarça, o fato de que os cristãos são enviados ao mundo incrédulo como ovelhas para o meio de lobos, como presas diretamente colocadas no meio da alcateia voraz de predadores sanguinários. Prudência e integridade são as virtudes que servirão ao cristão de proteção neste ambiente tenebroso.
Mas a expressão acautelai-vos dos homens é nosso foco aqui. Jesus diz com todas as letras que devemos ter cautela, que é uma precaução para evitar dano, transtorno ou perigo, na relação com as pessoas, neste caso, as incrédulas.
Jesus está persuadindo seus discípulos a não confiar precipitadamente nas pessoas. Se você parar para refletir e analisar com calma, uma parcela considerável dos problemas enfrentados pelas pessoas teve origem na confiança precipitada. Pessoas que confiaram demais, sem avaliar adequadamente o caráter e as circunstâncias, e se deram muito mal com isso. Isso pode acontecer por ingenuidade, uma carência de um certo grau de maturidade que a vivência pode trazer ao indivíduo, ou que poderia ter sido aprendida pelo conselho de pessoas mais vividas. Mas, na maioria das vezes, não é a ingenuidade que conduz ao erro, mas a afobação; pessoas impacientes que se precipitam em tomar decisões e fazer julgamentos irrefletidos e irresponsáveis, que ignoraram completamente o bom senso e o comedimento, e sucumbindo à pressa agiram sem ponderar adequadamente.
Comumente nos deparamos com gente embaraçada com problemas dessa natureza. Não se acautelaram dos homens, e agora amargam as consequências das escolhas que fizeram. Muitas vezes é comum ouvir: "Agora eu vejo isso, na época eu não vi" ou coisas como "Eu agi por impulso. Não parei para pensar direito, apenas fiz". Agora, não adianta chorar o leite derramado. Só resta lidar com os problemas, procurando solucioná-los da melhor maneira, com os menores danos e sequelas possíveis, e aprender com a experiência.
Ah, mas aqui surge outro problema. A grande maioria das pessoas não aprende com essa experiência. O que acontece é que, em vez de passarem a fazer um julgamento mais maduro no futuro, tornam-se pessoas melindrosas, desconfiadas, amargas, que veem sempre o pior das pessoas, chegando às raias da paranoia[1]. O problema é que toda essa desconfiança não implica num julgamento melhor, mas quase sempre estraga novas oportunidades de bons relacionamentos.
As relações humanas, desde que o pecado entrou na história, sofrem com a inaptidão e defasagem da capacidade de julgamento do ser humano, que agora recebe influência de aspectos negativos da natureza humana pecaminosa. Vícios como perversidade, crueldade, ganância, cobiça, licenciosidade, e coisas semelhantes a estas, estão muitas vezes ativas nas interações humanas, principalmente daqueles que ainda não foram regenerados pela ação do Espírito Santo em seus corações e mentes. Daí a necessidade de Jesus alertar acautelai-vos dos homens.
Tome mais cuidado ao se relacionar. Escolha melhor quem serão suas influências e seus amigos. Redobre o cuidado com aqueles que não servem a Jesus de todo o coração, e busque aprender com os que dão prova de dedicação ao Senhor. Um simples exemplo disso tudo é a enorme influência que as "celebridades" exercem sobre a maioria das pessoas. Não se permita ser um maria vai com as outras, fazendo e sendo coisas por influência de "personalidades" famosas e celebridades que não servem de modelo para o povo de Deus; em muitos casos essas "celebridades" são dignas apenas de compaixão e oração diante da vexatória e infeliz vida que vivem. Adote um estilo mais adequado à fé que professa, ao invés de adotar um fé mais adequada ao estilo do seu ídolo. Adote um estilo mais adequado ao Senhor que você serve, ou descobrirá que está servindo a outro senhor.
Enfim, aprenda com Jesus. Acautele-se dos homens, viva prudente e integramente.

Deus abençoe.
__________________
[1] Paranoia é um termo utilizado por especialistas em saúde metal para descrever desconfiança ou suspeita altamente exagerada ou injustificada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário