Livros de Teologia


quinta-feira, 26 de maio de 2016

Ele não muda! Aleluia!!!

"Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos" (Ml 3.6).

A IMUTABILIDADE DE DEUS
Ah, que verdade mais preciosa! Deus NÃO muda! Ele permanece o mesmo e-t-e-r-n-a-m-e-n-t-e!!! Esta é, sem dúvida alguma, a verdade mais fundamental para a esperança da fé. É imprescindível que Deus seja sempre o mesmo para que continue sendo Deus.
Quando a Bíblia afirma que Deus é imutável, ela se refere ao caráter e natureza divina de Deus, ou seja, Deus foi, é e sempre será o mesmo Deus, com o mesmo caráter e com a mesma natureza divina. Isso significa também que os atributos de Deus são sempre os mesmos. Por exemplo, Deus é eternamente Todo-Poderoso, Todo-Sábio, Todo-Santo, Todo-Justo, etc. Não houve, não há, e nunca haverá um momento sequer em que Deus deixe de ser alguma destas coisas.
Imagine só a angústia e o tormento que seria se dormíssemos hoje sabendo que Deus nos ama, mas sem nenhuma garantia de que pela manhã Ele continuaria nos amando... ou se o que Ele nos prometeu hoje fosse revogado amanhã. A fé seria, simplesmente, impossível, pois fé é justamente o firme fundamento das coisas relacionadas a Deus que se esperam. Se Deus fosse mutável, nem a Bíblia seria digna de confiança, pois o que Ele disse ontem pode não valer mais hoje. A profecia seria apenas palavras sem sentido e sem força, pois Ele pode não ter poder ou simplesmente não querer fazer o que revelou pelo profeta. A adoração ficaria totalmente sem sentido, pois nunca saberíamos que Ele espera de nós. A santificação também seria perda de tempo, pois o que Ele desaprova hoje, poderá aprovar amanhã, e o que Ele ordena hoje, pode abominar amanhã...
Viu como toda a segurança da fé depende da verdade de que Deus, o Eterno, não muda? Glórias a Ele mesmo porque Ele não muda!!!
Foi isso o que ele disse ao povo de Israel pelo profeta Malaquias no texto acima, que a nação só não foi destruída por causa do caráter e amor imutável Dele. Os líderes da Igreja também se firmam nesta verdade, pois Tiago escreveu que Ele é o "Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tg 1.17b). O apóstolo Paulo, ao cantar sobre o dever da perseverança e a fidelidade de Deus termina dizendo que Ele "de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (IITm 2.13b).
Essa certeza, essa convicção, essa fé, essa inexorável verdade, é onde nossa débil alma deve se abrigar e nosso coração se aquecer. É nos braços de um Deus tão confiável, fiel, leal, firme, seguro, digno, veraz, incontestável, permanente, constante, definitivo, duradouro, eterno, inalterável, imutável, incessante, infinito, interminável, invariável, perpétuo, estável, que devemos repousar nossa fé. Qualquer outro nome, dado entre os homens, não é digno da fé humana (cf. At 4.12). Ninguém, absolutamente NINGUÉM, além do Criador de todas as coisas, do Deus Altíssimo, do Grande Eu Sou, é imutável. Todos são passíveis de variação e, por conseguinte, poderão nos decepcionar. Mas não ELE, não Aquele para quem não há impossíveis, não Aquele cuja boca se abre e ao som de Sua voz os montes se vergam e os mares rugem... A mão Dele é a única que nunca falhará!
Apegue-se ao Senhor! Confie Nele, com todo o teu coração, com toda a tua força, com todo o teu entendimento e de toda a tua alma (cf. Mc 12.30), e estará seguro por toda a eternidade!!!
Encerro com o maravilhoso salmo 29, na íntegra. Leia e tire as próprias conclusões...

1 Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força.
2 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
3 Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas.
4 A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.
5 A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano.
6 Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens.
7 A voz do SENHOR despede chamas de fogo.
8 A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.
9 A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!
10 O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre.
11 O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo.

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário