Livros de Teologia


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Por que ser bom?

Umas das histórias mais conhecidas da Bíblia está registrada no Evangelho de Lucas, capítulo 10, dos versos 25 ao 37. Nesse texto, Jesus está respondendo uma pergunta feita por um intérprete da Lei mosaica. Ele perguntou: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (vs. 25). A pergunta parece muito piedosa, elaborada por alguém preocupado com o destino da própria alma, mas não é esse o caso. O mesmo verso expõe a verdadeira intenção daquele homem, que era "colocar Jesus à prova", ou seja, envergonhar e incriminar Jesus com uma pergunta "difícil". Jesus lhe responde com outra pergunta: "Que está escrito na Lei? Como interpretas?" (vs. 26). O homem responde bem, resumindo toda a Lei usando dois versos do Antigo Testamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Dt 6.5; Lv 19.18). Jesus aceita aquela resposta e acrescenta: "faze isto e viverás" (vs. 28). O homem não se deu por satisfeito. Ele queria colocar uma "casquinha de banana" para Jesus cair de qualquer jeito. Ele emplaca: "Quem é o meu próximo?" (vs. 29). E em resposta Jesus conta a história de um homem que viajava pela estrada e foi assaltado e espancado, ficando semimorto à beira do caminho. Passaram um sacerdote e um levita, que ignoraram completamente o ferido. Então, vindo um samaritano, o socorreu, arcando com os custos do tratamento daquele desconhecido, inclusive. Os samaritanos não eram chegados aos judeus. Os dois povos não se davam bem, por motivos históricos e religiosos. Mas Jesus, ao final, torna a perguntar ao seu interlocutor: "Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?" (vs. 36). O homem responde bem, mas se recusa a dizer a palavra 'samaritano'. Ele diz apenas: "O que usou de misericórdia para com ele" (vs. 37). Jesus conclui, triunfante no debate, dizendo: "Vai e procede tu de igual modo".
Eu creio que você já tenha lido ou ouvido sobre esta história alguma vez. Ela tem muitas lições para nossa vida. Mas eu quero me ater ao título que comumente damos à essa história. A grande maioria das Bíblias e pessoas a chamam de O Bom Samaritano. Todavia, em nenhum lugar do texto o samaritano é chamado de "bom". Nem Jesus se refere a ele dessa forma. Não, não estou negando a bondade daquele samaritano, mas quero refletir um pouco mais nisso. Temos vivido num mundo tão cheio de maldade, de absurdos, de pecado, de violência, que a bondade nos impressiona demasiadamente. Estamos tão desacostumados com a bondade, com a honestidade, com a santidade, que qualquer que as praticar um pouco que seja se destaca sobremaneira. Ser bom, socorrer o necessitado e cuidar de alguém que está ao nosso alcance é dever, antes de ser bondade. Sim, é bondade! Isso é inegável de todas as maneiras possíveis. Mas temos de admitir que a maldade que se multiplica e o amor que se esfria a cada dia que passa, conforme Jesus já nos alertara (Mt 24.12; IITm 3.1-50, tem feito com que o mínimo ato de bondade seja considerado um esforço extraordinário, além de um prejuízo. Por exemplo, alguém que simplesmente não pega para si um dinheiro que não é seu, mas foi achado, é mais "tachado" de idiota do que reconhecido como honesto. Para alguém honesto é prazeroso fazer o certo, ser bom, e não idiotice. Confiamos que Deus leva em conta cada ato humano e cada decisão de tomamos (Rm 14.12; Hb 4.13).
Não podemos nos deixar levar pelo ritmo desse mundo perverso, nem dessa geração incrédula. Palavras como honra, brio e virtude estão caindo em desuso ou sendo desgastadas pela demagogia e hipocrisia daqueles que têm apenas o próprio umbigo em vista. Façamos o bem, mas pelos motivos certos. Sejamos bons, mas para a glória de Deus. Sejamos bons, porque Deus nos fez para isso.

"Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" (Gl 6.10).
"Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10).

Deus abençoe.

6 comentários :

  1. Olá Pastor Alnaldo!
    Belas palavras! Sejamos bons, pois fomos criados em amor, para manifestar amor!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati. Saudade de você. Obrigado. Manifestemos sim o amor de Cristo. Abraços.

      Excluir
  2. Realmente a bondade, honestidade e santidade, caíram no esquecimento. Fomos ensinados que vivêssemos como cristão(pequeno cristo). Se Jesus é o nosso "Bom Samaritano" porque não agirmos como Ele? Vamos repensar e viver como Cristo nos ensinou

    ResponderExcluir