Livros de Teologia


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Você tem paz?

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14.27).
Paz! Que palavra fantástica! Quase sempre o que se pensa a respeito de paz envolve um entendimento que o dicionário define como "ausência de problemas, de violência, de guerra; cessação total de hostilidade; estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações; estado característico de um lugar ou de um momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego"[1].
Todavia, esse tipo de "paz", conforme o texto bíblico acima, é a que Cristo disse que o mundo pode dar, e não a que Ele nos deixou. A paz de Cristo é superior à paz do mundo. A paz do mundo pode ser obtida mediante acordos, tratados, armistício. Pode ser obtida com um bocado de dinheiro somado a circunstâncias favoráveis e amistosas. A paz de Cristo que Ele nos deixou não é isso, muito pelo contrário!!!
As diferenças entre a "paz do mundo" e a "paz de Cristo" são muitas. Por exemplo, a paz do mundo é possível a qualquer pessoa, enquanto a paz de Cristo é privilégio dos que creem em Seu Nome e andam nos seus caminhos. A paz do mundo míngua por causas diversas, internas ou externas, enquanto a paz de Cristo não sofre variação, pois nada pode diminuí-la ou roubá-la!
A paz de Jesus é algo profundo e duradouro, e não cabe entendimento humano. Como ela não depende de fatores materiais, humanos ou sociais, ela deixa perplexos os que não a possuem sempre que testemunham sua eficácia e poder na vida de algum crente fiel.
A paz de Jesus é tão poderosa que sempre que a unidade e comunhão da Igreja, o Corpo de Cristo, é ameaçada pela imperfeição humana, é ela que deve reger os concertos e reconciliações, servindo de árbitro no coração dos cristãos (Cl 3.15).
Mas não é só na esfera coletiva que a paz de Cristo mostra seu poder celestial. Na individualidade também ela se apresenta abençoadora daquele que tem fé em Jesus. O apóstolo Paulo ensinou que sempre que um crente fiel coloca suas questões e necessidades diante de Deus pela oração, a paz de Deus guarda o coração e a mente em Cristo, ou seja, tanto os sentimentos quanto o raciocínio e pensamento são guardados em Cristo (Fp 4.6-7).
Mas não poderia ser diferente. A paz de Cristo não é só alguma coisa que Cristo nos dá, mas é Ele mesmo dando de Si àquele que se rende ao Seu Senhorio recebendo-O como Senhor e Salvador pessoal. Sim, isso mesmo! A paz de Cristo é Ele mesmo, em pessoa! Quando cremos Nele, então Ele mesmo habita em nossos corações pela fé, e por conseguinte temos Ele, a própria paz (Ef 2.14).
Uma paz tão poderosa, profunda, duradoura e abrangente como essa, só mesmo o Príncipe da Paz poderia oferecer (Is 9.6).
Você já se entregou a esse Jesus maravilhoso? Já desfruta dessa paz celestial?

Deus abençoe.
_________________
[1] Dicionário eletrônico Houaiss, versão 3.0, de junho 2009.

Nenhum comentário :

Postar um comentário