Livros de Teologia


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Jesus cura a sogra de Pedro

"Tendo Jesus chegado à casa de Pedro viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo" (Mt 8.14-15).
Sim, Jesus cura sogras também (risos)... Brincadeira à parte, este pequenino trecho do Evangelho de Mateus ensina algumas lições preciosas para o nosso viver cristão.
A narrativa de Mateus nos trechos anteriores ao supra citado deixa claro que Jesus já havia curado algumas pessoas naquele dia e, aparentemente, tudo isso no mesmo dia em que pregou o famoso sermão da montanha (cap. 5 - 7). Jesus provavelmente já estava bastante cansado das atividades do dia, mas nunca cansado demais para deixar de ajudar um necessitado. Será que somos assim? Será que a necessidade do próximo supera nosso cansaço? Devemos pensar nisso, pois quando Jesus disse aos discípulos que "veio para servir, e não para ser servido" (Mt 20.28), Ele falava sério. Gostamos de nos proclamar "servos" de Jesus, mas não difícil a servidão ser deixada de lado por causa do cansaço. É compreensível que em certas circunstâncias estejamos cansados demais para agir, mas será que a razão realmente existe sempre que alegamos isso?
Outra lição importante de Jesus aqui é que, dentro da casa de Pedro, não havia platéia. Ninguém além de Jesus, os apóstolos e a sogra estavam em casa, por sinal nem a esposa de Pedro. Mas Jesus nunca almejou a publicidade que muitos líderes religiosos de Sua época ansiavam obcecadamente (Mt 6.5; 23.5). Não precisava de marketing para seu ministério! Curou a mulher enferma sem fazer uma self e postar no facebook para todo mundo ver. E nós? Quando servimos, buscamos a glória ou a direcionamos a Quem de direito? Agimos do mesmo modo quando estamos sós ou precisamos de observadores para sermos santos e servos do Senhor?
A sogra de Pedro, também, nos ensina algo precioso. Assim que foi curada e recobrou a disposição, passou a servi-lo. Parece-nos que a graça de Deus é dada sempre com o intuito de nos conduzir a servi-Lo! E deveríamos servi-Lo sempre, pois Sua graça e misericórdia são dadas todos os dias. Devemos servir ao Senhor por gratidão e reconhecimento da Sua bondade perfeita, como a sogra de Pedro assim o fez.
E nós? Precisamos de platéia para servir ao Senhor? Sua graça tem nos impulsionado a servi-Lo de forma firme e constante, sempre abundante na obra do Senhor?

Deus abençoe.
_______________
* A pintura que ilustra esta postagem é "Jesus cura a sogra de Pedro", do pintor e desenhista britânico John Bridge (ativo entre 1818-1854).

Nenhum comentário :

Postar um comentário