A carta aos Hebreus é um livro maravilhoso. Ela foi escrita com o propósito de encorajar os crentes hebreus que padeciam sob as terríveis perseguições romanas e pagãs, ainda que o tenha feito num tom exortatório. Outro propósito da epístola é proclamar a supremacia absoluta de Cristo Jesus, a palavra de Deus encarnada (Jo 1.14). O autor O declara superior aos anjos, a Moisés, ao sacerdócio aarônico, e ainda que a aliança feita no Seu sangue é superior às antigas alianças. Enfim, é um tesouro precioso legado à Igreja, aos servos de Cristo.
Dito isto, quero pensar sobre como o autor vê a palavra de Deus. Começo com o texto de 4.12: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". Ele afirma que a palavra de Deus é viva, pois é vivificada pela própria vida de Deus. Diz que ela é eficaz, pois é capaz de fazer o que Deus pretende ao libera-la. É muito provável que o autor tinha em mente as lições de Is 55.11 no momento da redação, pois o próprio Senhor dissera através do profeta: "assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei". Que coisa espantosa! Basta uma palavra de Deus e tudo se faz. O apóstolo Paulo também compreendeu isso e escreveu: "... Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem" (Rm 4.17b). Essa palavra ainda faz o que nenhum outro ser poderia, ela penetra até o ponto de discernir e expor o que vai na alma humana, onde ninguém mais sonda, nem mesmo o próprio homem. Há uma parte de nós que nem nós mesmos compreendemos ou conhecemos, só percebemos os efeitos do que acontece nessa área nebulosa do nosso ser. Mas a palavra de Deus vai lá, ela vai até esse ponto. Mas essa palavra não só "conhece" a alma, mas também é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. Ah, que poder! Já pensou?? É baseado nessa palavra exploradora e poderosa e infalível que Deus pedirá contas a cada um, pois é isso que o verso seguinte diz: "E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hb 4.13).
No capítulo 11 o autor de Hebreus faz uma afirmação vigorosa: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem". Para os crentes, Deus criou todas as coisas a partir do nada, e o fez pela Sua bendita palavra! Mas, espere! Não é só isso! Deus não criou todas as coisas e foi embora, como quem constrói um relógio, dá corda, e deixa-o funcionando sozinho. Não, esse Deus criou e Se relaciona com essa criação. O autor de Hebreus afirma também, logo no início do seu escrito: "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas" (Hb 1.3). Deus não é só o Criador do universo. Ele é também Seu sustentador!!! Aleluia!!! Quando eu e você respiramos, respiramos porque Deus sustenta o ar e a nós. Quando uma árvore, lá no meio da Amazônia, nasce, cresce, floresce, e morre, ainda que nenhum ser humano a tenha visto, ela só pode fazê-lo pelo poder sustentador de Deus! As implicações disso são profundas e maravilhosas demais. Deus é o provedor infalível de toda a criação, concedendo-lhe todo o necessário para que subsista. Só o pecado humano é capaz de corromper a criação de Deus. Mas a maravilha é que Deus continua sendo o Criador, Sustentador, e Senhor de toda a criação que deve-lhe, por isso, louvores e gratidão eterna, pois Ele é dono de tudo. Pensemos nisso!
"pois, nele [em Cristo], foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas coisas. Nele, tudo subsiste" (Cl 1.16-17).
"pois, nele [em Cristo], foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas coisas. Nele, tudo subsiste" (Cl 1.16-17).
Deus abençoe.
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