Livros de Teologia


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Busque a Palavra de Deus!

"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos" (Ed 7.10).
Este pequeno verso sobre o servo de Deus chamado Esdras é simplesmente extraordinário! Esdras foi um escriba e sacerdote que participou da liderança que coordenou o retorno dos israelitas no séc. V a.C. do cativeiro na Babilônia, à época sob o domínio do império Persa. Ele, juntamente com Zorobabel e Neemias, trataram de reconstruir a cidade destruída de Jerusalém, reconstruir o templo e reorganizar a sociedade e a religião dos judeus.
Esdras foi um homem excepcionalmente dedicado à sua vocação, e o texto acima prova isso. Sua devoção a Deus e Sua Palavra eram notoriamente exemplares. Aprendemos com Esdras que a Lei do Senhor, a Bíblia, deve assumir lugar cativo na mente e no coração do povo de Deus. O versículo traz em si três lições para todo aquele que crê no Senhor e deseja agradar-Lhe.
1) O coração do crente deve estar disposto a buscar a Lei do Senhor. Ah, se todo crente se dedicasse dessa forma à leitura, estudo e meditação das Sagradas Letras! Tragicamente, o povo do Livro não se dedica mais ao Livro... Eu sei, parece absurdo e contraditório, e é mesmo! As estatísticas[1] provam que convivemos com um "analfabetismo bíblico" no meio evangélico. Surpreende e entristece mais ainda quando descobrimos entre os pastores a coisa não está muito melhor[2]. Mas é nosso dever e privilégio dispor o coração para BUSCAR a Lei do Senhor. Como anda seu coração com relação a Palavra de Deus? Você a tem buscado com coração desejoso de ouvir o Senhor?
2) Esdras não buscava a Lei só para acumular conhecimento ou para sair distribuindo versículos decorados para mostrar que sabia muito. Não, ele a buscava para cumprir. Ele não era um teórico da fé, mas um conhecedor praticante dela. Não adianta muita coisa só saber Bíblia, sem cumpri-la! A prática dos mandamentos e ensinos bíblicos é objetivo dela existir. Como disse o evangelista americano Moody: "A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas". Ninguém sabe tudo e não devemos ter a pretensão de saber tudo. Mas, o que sabemos, devemos praticar, de outra forma é vão. "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tg 1.22). Engana-se aquele que confia só no conhecimento intelectual da Lei de Deus.
3) Esdras buscou, cumpriu e não parou por aí. Ele compartilhou o que sabia. Muitos até buscam algum conhecimento, leem a Bíblia, estudam, mas não compartilham! No fundo, é pecado não compartilhar a Bíblia, pois configura egoísmo e maldade. Se conhecemos algo novo da parte de Deus pela busca da Sua Palavra, nos tornamos automaticamente responsáveis por compartilhar isso para abençoar a vida de outras pessoas. Quem guarda para si o conhecimento sobre Deus peca! O amor a Deus a às pessoas nos conduz, naturalmente, ao compartilhar da Sua Palavra, seja pelo ensino ou pelo exemplo, como Esdras fez com excelência.
Concluindo, devemos dispor o coração para buscar, cumprir, e compartilhar a Palavra de Deus!
E aí? O que você fará com Ed 7.10?

Deus abençoe.
__________________
[1] Menos de 20% dos crentes leem a Bíblia diariamente em pesquisa realizada nos EUA. Não cremos que no Brasil os números sejam mais favoráveis. Confira em http://noticias.gospelmais.com.br/estudo-aponta-menos-20-cristaos-leem-biblia-todos-dias-42633.html, consultado em 11/05/2016.
[2] Mais da metade dos pastores, sim, dos PASTORES, nunca leu a Bíblia inteira pelo menos uma vez sequer, confirma pesquisa do Instituto Íbero-Americano de Pesquisa e Abba Press. Confira em http://noticias.gospelmais.com.br/ler-a-biblia-toda.html, consultado em 11/05/2016.

Um comentário :