Livros de Teologia


terça-feira, 24 de maio de 2016

Que darei eu ao Senhor?

"Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo" (Sl 116.12-14).
Já pensou sobre os benefícios que o Senhor tem lhe dado? Não? Ah, você está vivendo um momento difícil, está com vários problemas e tem dificuldades em vários aspectos da vida? Bem-vindo ao clube...
Todos nós temos problemas! Sim, eu sei. Existem problemas e PROBLEMAS. Também sei que "o centro do universo é onde está doendo"[1]. Mas também sei que os problemas e dificuldades não devem sobrepujar a esperança e nos cegar para as inumeráveis bênçãos de Deus que nos sobrevêm a todo instante. Desde aquelas muito especiais e ocasionais, que marcam nossa vida, até aquelas que, de tão simples e comuns, passam despercebidos dos olhos incautos dos acelerados e sempre ocupados seres humanos, como a água, o pão de cada dia, o teto sobre a cabeça, o ar que respiramos... Ah, sei também que aqui alguns podem pensar: mas tem pessoas que não tem nem pão nem teto... Sim, existem, e lamento muito; mas se você está lendo isso creio que você não é um deles, então já tem motivos para celebrar... E até os sem-teto e sem-pão podem não ser os sem-esperança! O que há, também, são os que se fartam de pão, mas são vazios de esperança. Estes são mendigos também.
A verdade inquestionável, ainda que haja quem não consiga vê-la, é que a graça de Deus nos abençoa a todo momento. A cada segundo é mais um segundo de vida! E o salmista, quando inundado pela percepção de todos os benefícios do Senhor para com ele, pergunta a si mesmo: que darei ao Senhor por isso tudo? O que tenho eu para que retribua a Deus, ao menos em parte, a benevolência que derrama sobre minha vida todos os dias? A pergunta é retórica, pois a resposta é óbvia! Não há nada que possamos dar ao Senhor, pois Ele de nada tem necessidade ou carência! Também não há preço para Suas bênçãos, pois quanto se pagaria por mais um dia de vida, ou por um gesto carinhoso? Não, não há nada que o homem possa oferecer a Deus em troca de Suas bênçãos, que nos são dadas pela Sua graça maravilhosa e pela Sua bondade que dura para sempre (Sl 52.1)!
A conclusão a que o salmista chegou foi entender que a única coisa que podemos dedicar a Deus pelos benefícios para conosco é tomar o cálice da salvação. Mas o que é isto? É, antes de tudo, admitir que precisamos de salvação, de um Salvador. Tomar o cálice da salvação é admitir Seu Filho, Jesus Cristo, como Salvador e Senhor pessoal, e passar a invocar o Nome do Senhor. Em palavras mais simples, crer em Jesus sem reservas, com todo o coração, e passar a segui-Lo e adorá-Lo. Isto é o que Deus requer de nós, que Lhe entreguemos todo nosso ser, nosso coração (Pv 23.26).
O salmista ainda acrescenta que pretende pagar todos os votos na presença de todo o povo. O que ele quer dizer é que todo aquele que se entrega a Jesus tomando o cálice da salvação, faz neste ato o voto de obedecê-Lo, conhecê-Lo e adora-Lo, e deve pagar estes votos no meio do povo de Deus, que é a Igreja.
Portanto, diante de todos os benefícios que o Senhor tem nos concedido pela Sua graça e misericórdia, só nos resta crer em Jesus, busca-Lo e adora-Lo de todo o coração, e participar da comunhão da Igreja que Ele edificou sobre Si mesmo. De outra forma, que daremos nós ao Senhor???

Deus abençoe.
____________________
[1] Rubem Alves escreveu isso no artigo "A Dor", publicado no jornal Folha de São Paulo em 21/03/2006. Você pode conferir, na íntegra, o artigo deste psicanalista, educador, teólogo e escritor mineiro de Boa Esperança, em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2103200611.htm>.

3 comentários :

  1. Puxa, a pergunta do salmista chega a ser inquietante, né?? No começo de minha conversão eu me inquietava com isso! Como é bom conhecer esse Deus e Seu Amor perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei nao ha nada que possamos oferecer para pagar oque deus tem feito por nos.

    ResponderExcluir
  3. Ser um adorador, fiel e obediente a sua palavra genuina, é o minimo , que o bom DEUS esperar de nós

    ResponderExcluir