Livros de Teologia


terça-feira, 21 de junho de 2016

A Igreja é necessária?

"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hb 10.24-25)

Tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas que, por um motivo ou outro, dizem viver seu "cristianismo" com Jesus, mas sem a Igreja. Alegam independência, argumentando que precisam de Deus, mas não de Igreja; precisam de Jesus e de ninguém mais. Será??? O que a Bíblia diz sobre isso?
Bom, os dois versículos do capítulo dez da carta aos Hebreus, transcritos acima, deixam claro que é dever dos cristãos considerarem-se uns aos outros, para estímulo recíproco ao amor e às boas obras, e que jamais devemos deixar de nos congregar. O que é congregar? Congregar é juntar-se, reunir-se. Ora, se não deve o cristãos deixar de reunir-se com outros cristãos, como posso ser um cristão negando isso? A quem estimularei ao amor e às boas obras no isolamento? É possível até fazer alguma coisinha lá da minha casa, pela internet ou pelo telefone, que seja, mas não dá para cumprir o "congregar-nos" sem irmãos na fé, juntos, adorando a Deus, admoestando uns aos outros e estimulando-se ao amor e às boas obras.
Há, ainda, outro viés possível para esclarecer que não dá para ser cristão sem congregar[1]. Leia o que Jesus disse sobre a Igreja: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). Leia também o que o apóstolo Paulo escreveu sobre a Igreja: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25). Agora pensemos. Quem criou a Igreja? Jesus! Ele é Quem edificou a Igreja. Aliás, Ele chamou a Igreja de "a minha igreja". A Igreja é Dele, pois foi Ele quem a criou. E a criou por quê? Porque Ele amou a Igreja! E a que ponto Ele amou a Sua própria Igreja? A ponto de se entregar por ela, ou seja, quando Jesus morreu na cruz, morreu por amor à Igreja. Acompanhe a lógica: Jesus criou a Igreja e morreu na cruz por ela porque a ama. E alguém, hoje em dia, diz que ama Jesus mas não ama a Igreja? Como assim? Como será que Jesus receberá a adoração e a fé de alguém que diz, com sua postura e decisão de viver sem a Igreja, que Ele morreu e amou algo de que não precisamos? Ora, viver o cristianismo dizendo que a Igreja não é necessária e que não precisamos dela, é simplesmente dizer que Jesus é um idiota que morreu para criar algo de que não precisamos, algo sem valor, pois podemos ser tudo o que Ele pede que sejamos sem essa tal de Igreja. Anote aí nas tábuas do seu coração: Jesus JAMAIS aceitará a adoração de alguém que, deliberada e voluntariamente, rejeita a Igreja que Ele criou, amou, e se entregou por ela!!!
Ainda há outra maneira de provar a necessidade e valor da Igreja. A Bíblia ensina que, pela fé em Jesus, nos tornamos filhos de Deus: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome" (Jo 1.12). Então pensemos juntos. Alguém vira e diz que quer Deus como Pai, pois crê em Jesus. Mas e os outros que também creem em Jesus? O que são eles? Ora ora, anote aí também nas tábuas do seu coração: Deus não pode ser Pai daquele que não aceita Seus filhos como irmãos!!! Até nós, humanos, somos assim. Se alguém tem filhos, mas um outro diz que nos ama, quer nossa companhia e que frequentemos sua casa, mas diz claramente que não quer que nossos filhos nos acompanhe, pois não quer estar junto com eles, como nos sentiríamos? Por que cargas d'água Deus deveria aceitar aqueles que querem-No como Pai e amigo, mas não querem Seus filhos???
Não dá. Simplesmente não dá para ser crente, para ser cristão, sem a Igreja! Ela é falha, composta de gente, e gente falha. A Igreja não é Deus, não é ela quem salva o pecador, mas ela é fruto do amor de Jesus e da Sua morte na cruz. A Igreja é Dele! E todo aquele que quiser ser de Jesus deve também ser da Igreja, pois será mais uma pessoa falha no barquinho daqueles que procuram ser aperfeiçoados pelo Senhor Jesus.
Não deixe de congregar! Junte-se a nós, junte-se à Igreja de Jesus!

Deus abençoe!
______________________
[1] Salvo, obviamente, nas situações em que, forçosamente, o cristão é impedido de congregar, tendo o direito de estar com seus irmãos na fé cerceado, como acontece em países onde o cristianismo é proibido ou, por exemplo, quando um cristão em viagem fica, por um tempo, impedido de estar com os irmãos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário