Livros de Teologia


sábado, 25 de junho de 2016

Esconde-esconde com Deus

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte..." (Jr 29.13-14a).

Gosto muito desses versos da Bíblia, muito mesmo. Acho-os escandalosamente desafiadores! Eles me provocam, me atiçam. Mexem profundamente com o meu humor; sempre que os leio, tenho reações diferentes. Algumas vezes eles me pegam desprevenido, e me jogam lá em baixo, e me sinto muito mal, como se fosse incapaz de buscar Deus desse jeito tão intenso. Quando isso acontece sempre me vem à mente alguns outros versículos da Bíblia, como Rm 3.11, que diz que "não há quem busque a Deus", e Jr 17.9, que diz que o "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?". Aí eu sou tomado de uma convicção enorme da distância que há entre o eu que sou e o eu que deveria ser, e uma consciência esmagadora de limitação, dependência, pequenez e imperfeição me arrebata, e chego a dizer como Paulo: "sou o principal dos pecadores" (ITm 1.15) e "desventurado homem que sou" (Rm 7.24).  Mas há vezes que os leio e sou tomado de uma coragem e bravura sem igual, como se fosse capaz de romper florestas, atravessar mares, transportar montes e suportar qualquer sofrimento, só para encontrar-me com esse Deus... Não me leve a mal, nem se apresse a me condenar por isso, mas por causa dessas reações eu chamo esse texto, particularmente e livre de qualquer preconceito ou maldade, de "texto das reações bipolares". Não num sentido pejorativo ou irreverente, mas tendo em vista minhas experiências com os versos... Mas, afinal de contas, esse trecho da Escritura sempre provocará reações naquele que os ler com coração atento; quem os lê sem reação alguma, não os leu como deveria...
Acredito que essas duas reações estavam nos planos de Deus quando inspirou o profeta Jeremias para escrever essa parte. Creio que Ele quis mesmo provocar um senso de distância entre nós e Ele, pois isso nos faria perceber que precisamos "buscá-Lo". Creio que Ele quis expor claramente que busca-Lo deve envolver todo nosso ser e toda nossa vida, ou seja, fazê-lo com todo nosso coração. Creio que Ele garantir que seria "achado por nós" é como antecipar o prêmio da tão intensa busca, para nos motivar e encorajar no processo. Creio que Ele quer mesmo que O encontremos, e isso é simplesmente demais, você não acha?!
Esse "serei achado de vós" é extraordinário, divinamente deslumbrante. Ele me faz ver Deus como um Pai que, brincando de esconde-esconde com seu filhinho pequeno, esconde-se atrás da porta, mas na verdade escondeu apenas a cabeça, deixando todo o resto do corpo à mostra, como os pais fazem com seus filhinhos 'pititinhos', para facilitarem o encontro. Mesmo assim, quando seus pequeninos demonstram dificuldades em encontra-Lo, mesmo com o Pai dizendo aqueles universais "cadê papai? Vem neném, cadê papai?" para orienta-los na busca, o Pai de um salto pula na frente dos pequeninos dizendo "achou... achou papai", e os pequenos O abraçam apertado, rindo alto por crerem de verdade que foi eles que O acharam, quando o Pai sabe que foi Ele Quem se fez encontrar... Os teólogos medievais e alguns reformadores disseram que Deus pode e quer ser conhecido, mas ao mesmo tempo que é o Deus absconditus (Deus escondido), que vê em secreto, invisível, que não pode ser visto (Mt 6.4, 6, 18; Jo 1.18; Cl 1.15; ITm 1.17; Hb 11.27).
Enfim, o que importa mesmo é perguntar, você tem buscado a Deus? Faz isso de todo o teu coração? Toda a tua vida, envolvendo sentimentos, intelecto, relacionamentos, família, emprego, dinheiro, tempo, sonhos, tudo está a serviço dessa busca? Deus só poderá ser encontrado por aqueles que O buscarem de todo o coração, com tudo o que são e possuem... Deus é o objetivo maior da tua vida? Se honestamente tua resposta for sim, então prepare-se, pois a qualquer momento Ele vai pular na tua frente! A qualquer instante Ele 'será achado por ti', e fará mudar a tua sorte, ou seja, mudará tua vida completamente. Ninguém que O encontra permanece o mesmo. O encontro pessoal, real, íntimo com Deus muda tudo, mexe com tudo. Nossos valores mudam. Nossos sonhos mudam. Nossos sentimentos e emoções sofrem alterações radicais. Nossa maneira de ver a vida e a realidade sofre transformações profundas. Na verdade, muda-se tanta coisa, e de forma tão profunda, que a Bíblia diz que passamos a ser novas criaturas (IICo 5.17; Gl 6.15).
E aí? Você já é um novo você? Ou ainda é o velho você?

Deus abençoe (e seja encontrado por ti)...

Nenhum comentário :

Postar um comentário