Livros de Teologia


domingo, 5 de junho de 2016

Oculto dos sábios, revelado aos pequeninos

"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mt 11.25-27).

O que é o Cristianismo? É só mais uma religião? Uma filosofia? O que é, afinal de contas?
Quando Jesus viveu seu ministério messiânico na Terra, muitos mestres e estudiosos judeus discutiram e argumentaram com Ele. Os Evangelhos registram muitos desses debates. No texto acima temos uma declaração do próprio Jesus sobre a natureza da revelação de Deus sobre quem Ele é e sobre como conhecê-Lo. Vejamos.

Sábios e pequeninos
Quem são os sábios e instruídos do texto? São os que creem serem capazes de chegar ao conhecimento de Jesus e do Reino de Deus sem a ação do Espírito Santo, sem revelação. Para essas pessoas a verdade sobre Deus pode ser conquistada pelo esforço próprio. Por causa disso, para esse tipo de pessoa, a religião é, normalmente, um conjunto de doutrinas e uma coleção de práticas e rituais litúrgicos, tudo fundamentado no que "descobriram" sobre "Deus".
Já os pequeninos são os que reconhecem a incapacidade de conhecer as verdades espirituais por si mesmos, mas estão receptivos e ávidos ao ensino do Espírito de Deus. Com esse postura de "crianças" espirituais (daí pequeninos), esse tipo de pessoa não encara o cristianismo como um simples acúmulo de informações sobre Deus e a prática periódica de atos litúrgicos, mas como algo vivo, vivido a cada momento, presente em todas as esferas da vida terrena ou celestial. Está presente no trabalho, na escola, no ponto de ônibus, no trânsito, no churrasco com os amigos, no chegar e no sair de casa, na conversa com o caixa do mercado, etc. Ele está sempre pronto, alerta para quando Deus quiser mostrar-lhe algo.
Para os "sábios", o conhecimento de Deus é uma realização deles mesmos. Para o pequenino é um presente de Deus.

Estas coisas
As palavras "estas coisas" que foram reveladas ao pequeninos referem-se à verdade a respeito do ministério messiânico de Jesus e do Reino de Deus, ou melhor ainda, tudo sobre a vinda do Reino em Cristo. E aí percebemos que realmente o intelecto humano não poderia conceber "estas coisas", pois Jesus ensina que o a verdade de Deus não consiste em proposições, mas em uma Pessoa; não consiste em premissas e postulados, mas numa relação pessoal com Alguém em Quem confiar, amar, servir e obedecer.

Um Perigo Muito Grande
Quando Jesus criticou o sábios e instruídos por sua arrogância e presunção que os impedia de (re)conhecer a verdade dos Seus ensinos, e informou que muitos dos iletrados e intelectualmente "pequeninos" receberam a revelação, Ele não estava fazendo apologia da ignorância. É preciso ficar atento para não deturpar essa repreensão de Jesus aos sábios de Seu tempo e concluir, erradamente, que Ele prefere as pessoas intelectualmente ignorantes e iletradas. Não! Não! E não!
Essa visão equivocada de que pode haver vantagem na ignorância aos olhos de Deus, essa visão absurda, é que Deus origem a um dos mais famosos jargões evangélicos: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos". Eta, que muita gente usa até camiseta com essa frase... Eu consigo, sinceramente, compreender a intensão da frase, que creio ser de elogiar Deus por usar pessoas improváveis com poder e unção. Mas, pondere comigo na frase. A segunda parte é, claramente, verdadeira: "Deus capacita os escolhidos". Sim, obviamente. Deus sempre capacita aqueles que escolhe para Sua obra. Não há dúvidas aqui. Mas, pense na primeira afirmação: "Deus não escolhe os capacitados"... Que coisa, não. Se você é capacitado, não tem jeito, Deus jamais escolherá você para nada!!! Isso está completamente errado. Deus escolhe gente capacitada sim, mesmo que o capacite ainda mais quando o escolhe. Senão, depois de ter sido capacitado por Deus para uma obra, Ele não poderia me escolher para uma outra obra, pois agora sou capacitado. Ele terá de escolher entre os irmãos ainda não capacitados, e isso "limita" Deus. A frase ficaria mais coerente se fosse: "Deus escolhe os capacitados, e também capacita os escolhidos" ou simplesmente "Deus sempre capacita Seus escolhidos".
A ignorância nunca será melhor do que a ciência. Se isso não fosse verdade, o profeta Oséias teria de ter escrito "se você não conhece a Deus, continue assim", em vez de ter escrito "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Os 6.3a).

Conclusão
Então, o que é o cristianismo? De acordo com Jesus, é ser cristão, ou seja, ser discípulo de Jesus num relacionamento pessoal com Ele, recebendo dos Seus ensinos e os aplicando na vida diária, de fé em fé, de glória em glória, até que cheguemos ao pleno conhecimento Dele mesmo. Isso é ser cristão! Isso é cristianismo!

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3).
"Vinde a mim... tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração" (Mt 11.28-29).
"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes" (Tg 1.22).

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário