Livros de Teologia


terça-feira, 14 de junho de 2016

Sua vida é preciosa para você?

"Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus" (At 20.24).

Estas fortes palavras foram ditas pelo apóstolo dos gentios, Paulo, e registradas pelo médico evangelista, Lucas, no livro que perpetuou os primeiros anos de vida da Igreja cristã após a assunção de Jesus.
O apóstolo Paulo, no texto, está se dirigindo aos pastores da cidade de Éfeso, responsáveis pela Igreja que ele mesmo plantou durante sua primeira viagem missionária.
O "porém" que inicia o versículo faz ligação com os anteriores, onde Paulo manifesta sua certeza de que cadeias e tribulações o aguardam em cada cidade em que passará no trajeto para Jerusalém, destino que estava resolvido a alcançar (vs. 22-23). Todavia, diante de iminente dureza da perseguição, a declaração cheia de fé do apóstolo é de que não considerava sua vida preciosa para ele mesmo. Se o verso dissesse apenas isso, poderíamos seguramente alegar que aquele homem sofria de problemas sérios... Mas o verso continua! Paulo não considerava sua vida preciosa para si mesmo, como se o propósito da vida estivesse na satisfação pessoal e em experimentar e desfrutar o máximo de prazeres possíveis. Não! Para Paulo, a vida só encontra sentido se Jesus for glorificado nela. A preciosidade da vida está no fato de que seu Criador é o seu objetivo maior. Se uma vida é vivida cheia de prazeres, mas não glorifica e testemunha de Jesus, então ela perdeu toda sua preciosidade... Não quero significar que a vida de um não cristão não tenha nenhum valor, não é isso. Apenas de que essa vida ainda não alcançou a preciosidade que poderia, e deveria. Todo o potencial de valor da vida aponta para a glória de Deus. Faz sentido, pois Ele é a própria vida (Jo 1.4; 11.25; 14.6; IJo 1.2; 5.20). Se vida não é vivida com e em Cristo, então a "vida" está fora da Vida, portanto, perde muito da sua preciosidade.
Paulo também nos legou a forma como a vida deve ser vivida para que alcance o máximo da sua preciosidade. Ele lembra que há uma carreira que deve ser completada e um ministério que recebemos do Senhor Jesus de testemunhar o evangelho da graça de Deus. A carreira cristã é a carreira da fé, da santidade e do amor (cf. Hb 12.1-2). Não é possível ser cristão sem comprometer-se com essa carreira, pois ela nos é delegada pelo próprio Cristo (Jo 13.15). O ministério é todo e qualquer meio de servir a Jesus servindo as pessoas. De todas as formas possíveis de servir, a mais urgente, preciosa e valorosa é testemunhar do Evangelho da graça, pois é o Evangelho de Deus que salva (Rm 1.16). E você? Tem testemunhado do Evangelho de Cristo? Quantas pessoas têm ouvido o Evangelho através da sua vida?
Pensemos nisso, e vivamos uma vida mais preciosa para a glória de Jesus!

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário