Livros de Teologia


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Quem responde pela tua fé?

"sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18b).

Existem perguntas que são frequentemente feitas aos pastores. Essa semana uma delas me foi feita novamente, e fiquei pensando nela por alguns dias. A pergunta foi: "Pastor, o que a Igreja pode fazer para ajudar os jovens cristãos a permanecerem firmes, enquanto o mundo oferece tantas coisas que parecem muito atrativas?". Essa pergunta, mesmo que formulada um pouco diferente a cada vez, é uma das mais frequentes. As vezes ela é feita por jovens, outras vezes pelos pais de jovens que estão 'fracos na fé' e perdendo o interesse nas atividades da Igreja.
Eu consigo perceber a preocupação das pessoas que fazem essa pergunta, principalmente quando ela vem pelos pais. Todavia, quero sugerir uma outra leitura da situação, um olhar por um prisma diferente, na tentativa de estimular reflexões e respostas para essa pergunta.
A primeira resposta que dei para essa pergunta foi uma outra pergunta. Eu perguntei: "O que os jovens podem fazer para que a Igreja permaneça firme, mesmo num mundo com tantos desafios?". Percebeu que eu inverti a pergunta? Se essa for respondida, então a outra também será.
Depois, eu respondi a quem me perguntou que essa pergunta só é feita pelas pessoas que não se consideram Igreja ou que não entenderam o que é ser Igreja. Igreja é a comunidade, a coletividade das pessoas que creem em Jesus como Seu Salvador e Senhor pessoal e coletivo, e que se esforçam para viver sob Seus ensinos, tendo a Bíblia como única e suficiente regra de fé e prática. Isso inclui os jovens. Porém, quando perguntamos: "o que a Igreja pode fazer para que o jovem fique firme", estamos dizendo que a Igreja e os jovens são grupos distintos, mas a verdade é que, se esses jovens creem em Jesus, então eles também são Igreja! Ora, se os jovens são Igreja, então a pergunta deveria ser feita assim: "o que a Igreja pode fazer para que a Igreja fique firme", pois os jovens são Igreja também! Os jovens não devem pensar que a Igreja são os adultos cristãos, enquanto eles são qualquer outra coisa. Não, os jovens que creem também são Igreja, portanto, eles devem fazer algo para que fiquem firmes, tanto quanto os adultos devem fazê-lo.
Outra implicação interessante do entendimento correto de Igreja é que a pergunta pode ser devolvida aos jovens assim: "O que os jovens da Igreja podem fazer para que os adultos da Igreja fiquem firmes, pois o mundo também oferece tentações e desafios monstruosos aos adultos?".
Devemos nos lembrar que ser Igreja é se responsabilizar e se importar com o outro. Adultos da Igreja devem se importar e colaborar para que os jovens da Igreja permaneçam firmes, mas os jovens também devem se importar e colaborar para que os adultos e crianças da Igreja fiquem firmes. A juventude cristã não deve se vitimar e ser passiva na vida da Igreja. Leia o que o apóstolo João escreveu: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno" (IJo 2.14b).
E isso não é só para os jovens. Serve para qualquer pessoa cristã. Pergunte-se o que você pode fazer para que a Igreja fique firme, e então poderá perguntar o que a Igreja pode fazer para te ajudar a ficar firme.
Não, eu não estou tentando desviar a responsabilidade da Igreja, como Corpo de Cristo, de preocupar-se com a juventude e discutir assuntos e estratégias para ajudar os jovens a crescerem na sua fé. O que estou me esforçando para fazer aqui é lançar um novo olhar sobre a questão, mostrando que a responsabilidade é compartilhada por quem pergunta, pois normalmente faz parte da Igreja. A pergunta que sempre fazem, do que a Igreja pode fazer para firmar os jovens na fé, parece supor que se a Igreja ficasse sem adultos e fosse formada só por jovens, então ela se desmancharia, pois os jovens não conseguem permanecer na fé sem os adultos. A pergunta parecer partir de um pressuposto de que jovens cristãos só conseguem ficar firmes na fé se adultos fizerem algo, e isso é um absurdo e, ouso dizer, maligno! Há, de fato, uma interdependência no Corpo de Cristo, que é a Igreja, mas o jovem precisa aprender que os adultos podem colaborar e ajudar muito, mas que eles  podem encontrar em Deus e na Bíblia tudo o que precisam para manter-se firmes na fé.
Nós somos os primeiros e maiores responsáveis pela manutenção da nossa própria fé, e isso precisa ficar claro. A Igreja tem seu papel na minha vida (leia a reflexão 'A Igreja é necessária?'), mas minha vida devocional pessoal eu posso desenvolve-la sozinho. A qualidade da Igreja, aliás, é o resultado da qualidade da vida devocional de cada membro dela.
Espero que esta reflexão lance novos olhares sobre a questão da responsabilidade da Igreja e do indivíduo sobre a fé pessoal, não só dos jovens, mas de todo cristão. Quem responde pela minha fé sou eu! E quem responde pela tua é você! Apesar disso, nós devemos nos estimular na fé, ao amor e às boas obras (IICo 9.2; Hb 10.24).
Enfim, como tem sido tua vida devocional pessoal? Você tem lutado para nutrir e desenvolver tua fé? Como você tem colaborado para que a Igreja fique firme?

Deus abençoe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário