Livros de Teologia


sábado, 11 de junho de 2016

Desembaracemo-nos!

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hb 12.1-2).

A carta aos Hebreus foi escrita com dois propósitos principais: 1) apresentar argumentos escriturísticos e históricos da superioridade de Cristo sobre os anjos, sobre Moisés, a aliança feita no Seu sangue sobre a antiga aliança, Seu sumo sacerdócio sobre o sacerdócio aarônico. 2) encorajar os cristãos hebreus, que suportavam violentas perseguições e privações, a perseverarem firmes na fé e não retroceder.
No capítulo 11 o autor lista, buscando fundamentar seu argumento de que a fé é a esperança que suporta as aflições e adversidades, grandes exemplos de heróis da fé do Antigo Testamento. Esses heróis da fé do Antigo Testamento é que são chamados de "tão grande nuvem de testemunhas" que nos rodeia. O testemunho dos servos de Deus do passado é um brado perpétuo deixado para os cristãos das próximas gerações, incentivando e constrangendo-nos a avançar sempre, sem duvidar da presença e proteção de Deus, e principalmente, sem jamais retroceder. O autor ainda lembra, no verso 4, que na luta contra o pecado os cristãos hebreus ainda não tinham resistido "até o sangue", ou seja, não estavam sendo martirizados como muitos cristãos gentios.
O autor, lembrando que o testemunho dos heróis da fé os rodeia, como que se os observasse esperando uma resistência semelhante a que apresentaram no passado, convoca os cristãos hebreus a desembaraçarem-se de todo peso e do pecado que tenazmente assedia. Essa é uma exortação sempre atual, pois ainda que não estejamos sob uma perseguição tão dura quanto a que o império romano infligiu sobre os cristãos daquela época, o pecado é sempre um adversário presente, seja na perseguição, seja no período de paz. Os "pesos" podem ser entendidos como tudo o que embaraça a vida, ainda que não seja pecado, como o apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam" (ICo 10.23). Muitos podem estar embaraçados, por exemplo, em relacionamentos, hábitos, dívidas, mal uso do tempo, etc., coisas que vão embaraçando a vida e roubando pouco a pouco as energias, tempo e dedicação devidos ao Senhor e à carreia que nos está proposta.
Sim, isso mesmo. Há uma carreira proposta para nós, cristãos, e devemos corre-la com perseverança e desembaraçadamente. Devemos nos livrar de tudo o que se torne embaraço e prejudique o desenvolvimento da carreira. Qual a carreira? A carreira da fé, que só pode ser corrida se olharmos firmemente para o Autor e Consumador dessa fé, Jesus Cristo. A carreira da fé é o exercício dela, que envolve a confirmação da fé professada com uma vida de testemunho ativo e frutífero, que se traduz em glórias para Deus através de adoração, comunhão com os irmãos, evangelização e discipulado, serviço/suporte aos necessitados. Essa é a carreira da fé, e precisamos corre-la!
E você? Como vai sua carreira? Está embaraçado com as coisas desse mundo? Pois este é o tempo em que nosso Senhor nos exorta a desembaraçar a vida e correr perseverantes para Sua glória!

Deus abençoe.

2 comentários :