Livros de Teologia


sábado, 18 de junho de 2016

Arrependei-vos e convertei-vos...

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados" (At 3.19)

A frase acima foi falada pelo apóstolo Pedro no seu discurso no templo de Jerusalém, logo após ele e o apóstolo João curarem um coxo de nascença que esmolava à porta do templo. Pedro, cheio do Espírito Santo, prega um sermão magnífico, cheio de poder e ousadia, dentro do templo dos judeus, sobre como estes próprios judeus negaram Jesus como Messias, como o Santo e Justo, matando o Autor da Vida. Muita coragem e fé foram necessários para proclamar tal mensagem em tal lugar, para tal público.
Mas, dentro dessa obra prima da pregação cristã bíblica que foi este segundo sermão de Pedro depois da descida do Espírito Santo no Pentecoste (At 2), creio que o verso supracitado é o coração da mensagem cristã, o chamado ao arrependimento e à conversão para o cancelamento dos pecados. Qual pecado? De todos, sem dúvida. Pedro coloca o termo no plural, "pecados", propositadamente, incluindo toda a vida vivida até o momento em que se ouve este chamado. Mas, há o pecado que faz solidário todo ser humano ao seu semelhante, que é o pecado de ter negado Jesus e tê-lo "matado", como os judeus naquele sermão petrino. Sabemos que Jesus deu Sua vida espontaneamente, pois, verdadeiramente, ninguém poderia tê-lo matado se Ele mesmo não quisesse entregar-se, leia: "Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai" (Jo 10.17-18). No entanto, também sabemos pela Bíblia que só foi necessário que Jesus se doasse espontaneamente por causa dos nossos pecados: "graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai" (Gl 1.3-4 [1]). Ora, nossa conclusão óbvia é que, se todos pecaram (Rm 3.23), com exceção do próprio Jesus (Hb 4.15), e Jesus entregou-Se pelos pecados, logo eu também sou responsável pela necessidade da morte de Jesus, embora não o seja pela decisão Dele de entregar-Se para me salvar. Jesus decidiu entregar-Se por amor ao Nome de Deus e Sua glória e por amor aos homens perdidos[2], mas a necessidade da Sua morte encontra motivo no meu pecado. Assim, eu também matei Jesus, por extensão do sentido, sendo enquadrado no sermão de Pedro.
Já que todo ser humano é alvo do sermão de Pedro, percebe-se que a chamada ao arrependimento e conversão não é exclusiva para judeus, mas dirigida a todo homem e mulher, sem distinção qualquer, pois todos pecaram, e os pecados só podem ser cancelados por Jesus, mediante arrependimento e verdadeira conversão.
Arrependimento, na Bíblia, não é remorso, mas um reconhecimento do pecado acompanhado de firme e consciente decisão de abandoná-lo; esse arrependimento manifesta-se na confissão sincera e franca dos pecados (Pv 28.13; IJo 1.9). Conversão, conforme Pedro nos convoca, é, no Novo Testamento, o arrependimento somado à fé em Jesus Cristo, expressados pela confissão do Seu senhorio (Rm 10.9) e uma entrega, sem reservas, da vida toda a Ele para segui-Lo e obedecê-Lo[3]. Essa conversão e confissão de fé aceitas por Jesus Cristo, que efetivam o cancelamento dos pecados é que o Novo Testamento chama de salvação[4].
Concluímos, então, que só é possível livrar-se do pecado e dos seus efeitos através de verdadeiro arrependimento e genuína conversão a Cristo. Portanto não há, sob qualquer hipótese, salvação fora de Cristo[5]!
E você? Já se arrependeu dos pecados e se converteu a Jesus? Se não, eis o tempo, eis a hora! Tome já está decisão lançando-se aos pés Daquele que pode salvá-lo, Jesus, o Cristo de Deus!

Deus abençoe.
_________________
[1] cf. também Is 53.5-10; Jo 1.29; Gl 2.20; Ef 5.2, 25; Hb 9.28; IPe 2.24; 3.18; IJo 3.5.
[2] Mt 10.22; 19.29; Jo 3.16; 14.13; Rm 5.8; IITs 1.12; IJo 4.19; Ap 2.3.
[3] Mt 16.24; Jo 12.26; Rm 6.16; 15.18; Hb 5.9; IPe 1.2; IJo 2.6.
[4] Lc 19.9; Rm 10.9; Fp 2.12; Hb 2.3; IPe 1.9. O próprio Jesus e o Seu Evangelho são chamados de salvação no Novo Testamento (Lc 2.30; Jo 4.22; At 28.28; Rm 1.16; Ef 1.13).
[5] Jo 14.6; At 4.12; Ef 2.13; ITm 2.5; IITm 2.10.

Nenhum comentário :

Postar um comentário