"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro" (ITm 6.3-5).
A palavra 'doutrina' significa, basicamente, um conjunto de ideias fundamentais de um sistema, neste caso religioso e teológico; é o corpo de ensinos e crenças de um indivíduo ou grupo.
No texto acima, o apóstolo Paulo orienta Timóteo sobre os pregadores e mestres que ensinavam uma doutrina diferente daquele que Paulo havia ensinado a Timóteo, baseada diretamente nas sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. Com esta expressão Paulo se refere ao ensino direto de Jesus e as explicações que os apóstolos fizeram destes ensinos de Jesus (cf. At 2.42), chamado de 'doutrina dos apóstolos', que nada mais é do que o ensino de Jesus retransmitido pelos apóstolos e explicado e aplicado à vida dos cristãos.
No tempo dos apóstolos alguns assumiram a fé cristã, mas por motivos errados. Por exemplo, no livro de Atos dos Apóstolos Lucas registra a história de Simão, o 'mago', que assumiu a fé cristã e chegou a ser batizado, mas depois revelou suas verdadeiras intenções de obter poder e status (At 8.13-24). Por causa de Simão o comportamento de assumir a fé ou um título eclesiástico com vistas a obter lucro e status é chamado de 'simonia'. Hoje em dia isso acontece muito também.
A preocupação do apóstolo, então, é alertar e orientar Timóteo, mais novo no ministério da liderança cristã, a lidar com esse tipo de gente e de ensino. Para Paulo, quem ensina uma doutrina não baseada na doutrina dos apóstolos, ou que torce (ou distorce) essa doutrina, não concordando com o que Jesus realmente ensinou e os apóstolos retransmitiram, é 'enfatuado', ou seja, presunçoso, com um conceito de si mesmo exacerbado. Além disso, nada entendem, e acabam trabalhando contra a unidade e comunhão da Igreja de Cristo. São pessoas cujas mentes são pervertidas e estão privados da verdade, portanto, vivendo na mentira e no engano.
Quero focar, entretanto, na questão de que onde não há uma identidade doutrinária não pode haver comunhão. É necessário que um grupo de pessoas creiam e pensem do mesmo modo, pelo menos nas questões de doutrina, para que vivam em plena comunhão e unidade. A presença de doutrina diferente quebra o espírito de unidade, prejudicando a comunhão do corpo de Cristo que é a Igreja.
Daí pergunto: qual o valor da doutrina? Qual o valor do ensino bíblico? Qual a função da aplicação teológica e do ensino doutrinário na Igreja? Ora, o valor disso encontra-se na colaboração da unidade e da comunhão da Igreja, além do mais importante, que é garantir que essa Igreja ande sempre sob a luz da doutrina apostólica, permanecendo fiel às sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo.
Vale lembrar que não é pelo nome do grupo que se identifica a doutrina apostólica. Um grupo de pessoas pode chamar a si mesmo de apostólico, de cristão, de evangélico, de igreja, mas se o seu corpo doutrinário não for fundamentado na Bíblia, e obtido através de uma interpretação coerente e sadia, que respeite as regras hermenêuticas (regras da interpretação bíblica) e trate o texto bíblico com reverência e honestidade, então pode ter o nome que quiser, mas não é cristão, nem apostólico, nem bíblico.
Além disso, Paulo diz que os mestres de outras doutrinas não concordam também com o ensino segundo a piedade, ou seja, seu ensino não vem acompanhado de uma vida de santidade. Aquele que ensina mas não vive, não é da parte de Jesus e dos apóstolos!
E você? Qual o valor que você dá ao estudo da Bíblia? Quanto você valoriza os bons mestres e as oportunidades que tem de aprender mais profundamente a doutrina dos apóstolos? Paulo dava tanto valor aos bons mestres, reconhecendo sua importância para a saúde da Igreja, que chegou a recomendar o seguinte: "Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros [líderes e mestres] que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino" (ITm 5.17).
Valorize o estudo bíblico profundo, coerente, reverente, e piedoso. Valorize seu professor da Escola Bíblica Dominical. Frequente a Escola Bíblica Dominical. Valorize o pastor que se dedica minuciosamente no estudo da Bíblia e da teologia bíblica. Viva o que aprendeu e busque a santidade... A tua doutrina poderá dizer se você concorda ou não com as palavras de Jesus!
Deus abençoe.
Nenhum comentário :
Postar um comentário