Livros de Teologia


sexta-feira, 10 de junho de 2016

O Deus que fala!

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo" (Hb 1.1-2).

O autor da carta aos Hebreus é desconhecido, apesar de estudiosos sugerirem diversas possibilidades como Paulo, Barnabé, Silas, Apolo, Lucas, Filipe, Priscila, Áquila e até Clemente de Roma, mas nenhuma afirmação pode ser respaldada claramente. Alguns detalhes, entretanto, sugerem que a data da redação da epístola está entre 67 e 69 d.C.[1]. Mas, o que nos importa aqui é perceber que estes pequenos dois versículos são extremamente significativos e confortadores, pois revelam algumas coisas que fazem toda a diferença na nossa vida.
A primeira afirmação importante do trecho é que Deus fala! Sim, isso mesmo! Deus fala conosco, Ele se comunica, estabelece relacionamento com seres humanos falhos e pecadores. Isso é extraordinário, maravilhoso, pois nos assegura que Deus não abandonou Sua criação, mesmo após o pecado ter maculado a relação entre nós e Ele. Não só continuou interessado na relação, mas construiu um canal de comunicação mesmo após o pecado ter sabotado a capacidade humana de diálogo. Digo isso pois um dos efeitos mais danosos do pecado foi justamente danificar as relações humanas. O capítulo 3 do livro de Gênesis, que descreve o primeiro pecado e suas imediatas consequências já mostra dificuldades na comunicação entre o homem e Deus, pois o homem agora tem medo de Deus e apresenta dificuldade em (re)conhecer Sua vontade. No capítulo 11 de Gênesis vemos que, após o pecado de prepotência e vaidade dos homens aos construir a torre de Babel, a confusão na comunicação aumentou ainda mais. O pecado faz isso, ele danifica as comunicações humanas. Mas Deus preservou um modo de comunicar-Se com os homens, e isso é uma bênção tremenda!
Mas o texto não se presta apenas a informar que Deus fala, mas diz que Deus falou de muitas vezes e de muitas maneiras, pelos profetas. Sim, Deus fala muitas vezes. Ele insiste na comunicação. Ele é perseverante! Se uma vez não é suficiente, então Deus continua falando! Se de uma maneira não entendemos, Deus então fala de outra maneira, pois fala de muitas maneiras... Isso é um milagre, uma bênção imensurável, podermos entender que Deus quer se comunicar conosco, que Ele insiste em falar conosco. Todavia, essa bênção traz consigo uma implicação. Se Deus fala muitas vezes e de várias maneiras, logo todo aquele que não O ouve não poderá culpá-Lo de silêncio ou mudez. Sempre que alguém vive sem ouvir a Deus não é culpa Dele, pois Ele fala muitas vezes, de muitas maneiras. Você já O ouviu?
O autor também faz uma comparação do tempo antes de Jesus e depois Dele. Antes, Deus falava pelos profetas, mas o autor diz que nestes últimos dias nos falou pelo Filho. O Filho é claramente Jesus, identificado pelo nome pela primeira vez no verso 2.9. O que o autor chamou de "outrora", é o tempo da antiga aliança, do Antigo Testamento; e chamou "últimos dias" os quase 70 anos desde o nascimento de Jesus. Desde que Jesus começou a pregar na terra Deus tem nos falado pela mensagem de Jesus. A expressão "últimos dias" é significativa, pois nos lembra que é o último tempo antes do fim. Não haverá outra oportunidade de ouvir Deus após esse tempo. Últimos dias não começarão quando Jesus voltar ou quando morrermos, mas já estamos vivendo estes últimos dias, pois o autor de Hebreus fala dos últimos dias em tempo presente. Eu sei que alguns podem estar se perguntando: "mas ainda há profetas. Deus não fala por eles?". Sim, ainda há profetas no tempo da Igreja, do Novo Testamento. Mas estes profetas agora só falam o que Jesus ensinou. Nenhuma nova revelação pode ser dada além daquela que Jesus revelou no Novo Testamento. Logo, é Jesus Quem fala nos últimos dias, pois o verdadeiro profeta, agora, no tempo do Novo Testamento, só fala o que o Novo Testamento já revelou. Você já ouvir Jesus nestes últimos dias?
Enfim, eu queria que você pensasse com carinho e sinceridade se o registro dos profetas do Antigo Testamento, e o registro da mensagem do Filho no Novo Testamento, já falou com você tão poderosamente que sua vida mudou. A Bíblia é o registro perpétuo dessa mensagem de Deus, e nós podemos responder a Deus pela oração. Se ainda não ouviu a Deus, eis o tempo, eis a oportunidade! Deus quer falar com você! Abre seu coração e ouça a doce voz do Senhor lhe chamando para uma relação pessoal com Ele. Leia a Bíblia e ore pedindo a Deus para falar-lhe ao coração, e Ele te ouvirá!

Deus abençoe.
_____________________
[1] Estas informações foram obtidas da Bíblia de Estudo MacArthur, Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Nenhum comentário :

Postar um comentário